O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Histórias de Chuva” marca a reabertura da Casa da Gioconda em São Paulo

0 286

Uma loja que armazena memórias de dias de chuva e por onde circulam as mais diversas personagens. Esse é o mote de “Histórias de Chuva”, texto escrito por Milton Morales em 2008 e que estreia na Casa da Gioconda no próximo dia 30 de abril. Com ingressos gratuitos, o espetáculo tem direção de Thiago Ledier e Alexandre Meirelles e conta com um elenco formado por 11 atores. A montagem é a responsável por marcar o novo momento do espaço, que funciona no mesmo local desde 2009 e resiste em meio a tantas dificuldades do setor cultural nos últimos anos.

A peça mostra uma rua do centro de uma grande cidade onde existe uma loja parada no tempo. Seu proprietário, conhecido como “o guardador de histórias de chuva”, recebe personagens dispostos a guardarem suas mais belas, trágicas e transformadoras histórias de dias chuvosos. Suas memórias ficam literalmente encapsuladas e guardadas como gotas de chuva, que são reveladas nos momentos mais saudosos, regeneradores e mágicos durante a narrativa

O coletivo Casa da Gioconda, foi fundado em 1999 por atores estudantes da EAD Escola de Arte Dramática / USP, quando sentiram a necessidade de formar um núcleo de experimentações artísticas, tendo como objetivo a pesquisa para a elaboração de dramaturgias inéditas, tanto para crianças quanto para adultos. Seus projetos independentes tiveram o reconhecimento com indicações e diversos prêmios como APCA, FEMSA e Prêmio Funarte de Dramaturgia.

Post Patrocinado

O grupo abriu sua sede em 2009, com um outro elenco e montagem de “Histórias de Chuva”, e foi Ponto de Cultura até 2012. Nessa época, o espaço se firmou como um local de encontro entre artistas de teatro, recebendo ensaios, leituras dramáticas, oficinas de teatro para atores iniciantes e profissionais, além de manter a pesquisa para elaboração de novas dramaturgias.

Entre 2013 e 2016, a Casa da Gioconda teve um hiato para reformas e, já reaberta, a sede do coletivo firmou, em 2017, uma parceria com a XYZ Produções Artísticas, que tem coordenação artística de Alexandre Meirelles e José Maria Freixa. Junto com Milton Morales, Alexandre formou um núcleo artístico que ajudará a criar toda a programação e linha de pesquisa do Coletivo Casa Gioconda. Além da dupla, somam-se a eles: a atriz, figurinista e cenógrafa Cy Teixeira, o ator e produtor Thiago Carreira, e o ator, diretor e tradutor Thiago Ledier.

Foto: Ronaldo Gutierrez.  

Ficha Técnica

Texto: Milton Morales Filho. Direção: Alexandre Meirelles e Thiago Ledier. Cenários, Figurinos, Adereços e Visagismo: Cy Teixeira. Trilha Sonora: Thiago Ledier. Iluminador: Nicolas Carstori. Elenco: Anderson Rosa, Bastian Thurner, Douglas Sá, Felipe Gonzales, Frederico Mendonça, Gabriella Potye, Maira Helen, Marcela Ferros, Mariana Faloppa, Simone Évanz e Thiago Carreira.

Serviço

Local: Casa da Gioconda – Rua Conselheiro Carrão, 288 – Bela Vista – São Paulo.

Temporada: 30/4 a 19/6. Sextas e sábados, 21h. Domingos, 19h.

Classificação: 12 anos.

Ingressos: Grátis.

Reservas de ingressos: www.sympla.com.br

Capacidade: 48 lugares.

Contato: (11) 97205-8775.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X