O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Fêmea” estreia on-line em 21 de abril

0 17

Com o objetivo de refletir sobre o que é ser mulher nos dias de hoje, a Cia do Despejo fez uma ampla pesquisa em teatro gestual e dança para desenvolver o espetáculo “Fêmea”, que ganha exibições online pelo YouTube ou o Facebook de vários grupos e instituições entre os dias 21 e 25 e 28 a 30 de abril, sempre às 20h.

A obra, dirigida por Carmem Soares, é construída a partir dos corpos femininos e suas interações com diversos objetos-símbolo associados à figura da mulher. Essa fisicalidade foi criada por meio do estudo da motricidade de animais usados para adjetivar negativamente as mulheres, como porca, galinha e vaca. As movimentações incorporadas afloram as distorções existentes entre a maneira como são comparadas, vistas, tratadas e seus corpos reais presentes. 

Serviram como influências dramatúrgicas a escritora Carolina Maria de Jesus e sua obra “Quarto de Despejo”; o livro “Presos que menstruam: a brutal vida das mulheres – tratadas como homens – nas prisões brasileiras”, da jornalista Nana Queiroz, e os documentários “Estamira”, de Marcos Prado, e “Meninas”, de Sandra Werneck.  Além de referências autobiográficas da equipe de criação.

Post Patrocinado

Para dar o tom do espetáculo, a música é executada ao vivo e explora sonoridades afro-brasileiras em composições autorais. As potentes vozes femininas se juntam aos instrumentos melódicos e percussivos, como a alfaia, o djembe, o violão e o agogô. Há também a constante exploração de sons de elementos da natureza e dos arquétipos animais, como água, lama, madeira, grunhidos de porcos, sinos de vacas e sonoridades do mangue.

As cenas bastante imagéticas evidenciam as violências sofridas pelas mulheres, o que possibilita a criação de um espaço de acolhimento, potencializado por um bate-papo com o público logo após o espetáculo. Para a temporada virtual, estão programados encontros com os espectadores pelo Zoom nas sessões dos dias 22, 24, 28 e 29.

Foto: Antônio Simas Barbosa.

Ficha Técnica

Dramaturgista: Felipe Dias Batista. Diretora: Carmem Soares. Atrizes Criadoras: Aline Machado, Carolina Gracindo e Ingrid Alecrim. Musicistas Criadoras: Aryani Marciano, Beth Sousa e Helena Menezes.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 21 a 25/4 e 28 a 30/4. 20h.

Classificação: 14 anos.

Instagram: @ciadodespejo.

Facebook: Coletivo Subversiva (28/4)

 Madeirite Rosa (29/4)

Centro Cultural Grajaú (30/4)

YouTube: Canal Aline Machado (21 e 22/4)

Canal Cia. Do Despejo (23/4)

Canal Cia Enchendo Laje & Soltando Pipa (24/4)

 Canal Grupo Xingó (25/4).

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X