
No dia 13 de julho às 20h, o Grupo Pandora de Teatro estreia o espetáculo COMUM naOcupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora, atual sede do grupo que fica no Bairro de Perus, extremo da Zona Norte de São Paulo.
COMUM tem como eixo norteador o período ditatorial brasileiro e a descoberta da vala clandestina do Cemitério Dom Bosco em 1990, local que fica a cerca de 2 quilômetros de Canhoba.
Trata-se de uma vala comum com mais de mil ossadas, onde foram identificados desaparecidos políticos e cidadãos mortos pela violência da ditadura militar.
A revelação da existência de uma vala clandestina dentro de um cemitério oficial desencadeou um processo de busca da verdade sem precedentes no país.
A vala comum do Cemitério Dom Bosco foi apresentada ao mundo como um dos muitos crimes cometidos pelo regime surgido com o golpe de estado de 1964, e trouxe a crueldade da ditadura militar à tona no começo dos anos 1990.
Até ali o desaparecimento de pessoas, os falsos tiroteios e atropelamentos, as marcas de tortura e dores da perda, pertenciam apenas ao universo dos familiares, sobreviventes e amigos.

Porém a obra foi paralisada e o espaço nunca chegou a cumprir função social. Abandonado e degradado, acabou virando ponto de encontro de usuários de drogas, trazendo medo e incomodo para a população local.
Em fevereiro de 2016, com a colaboração dos moradores locais e com a ajuda de diversos coletivos, o Grupo Pandora realizou a revitalização do espaço e o transformou em um polo cultural que recebeu o nome de Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora.
-
Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora – Rua Canhoba, 299 – , São Paulo
+ Ver mapa -
13/07/2018 a 04/08/2018
-
Sextas: 20h. Sábado: 19h.
-
Contribuição voluntária.