O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Dois a Duas” estreia versão audiovisual em 24 de julho

0 14

O espetáculo “Dois a Duas”, escrito por Maria Fernanda de Barros Batalha e dirigido por Erica Montanheiro e Mariá Guedes, ganha uma versão audiovisual para tempos pandêmicos, com apresentação em 24 de julho, sábado, às 19 horas, no Youtube da Fundação Cultural Jacareí.

No dia 25 de julho, domingo, às 20 horas, o Youtube da Prefeitura de Ilha Solteira recebe também uma apresentação. A programação desses próximos dias ainda inclui a FundArt – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, no dia 28 de julho, às 21 horas, também no YouTube.

“Dois a Duas” fala sobre a descoberta da sexualidade na adolescência e tem uma presença muito forte da música, com uma trilha que inclui músicas de Nina Simone, Tim Maia, As Bahias e a Cozinha Mineira, Mc Linn da Quebrada, Cássia Eller e outros. O espetáculo para a versão audiovisual foi captado e editado pela Bruta Flor Filmes.

Post Patrocinado

Bruna Betito, Daniela Flor, Jhenny Santine, Luis Seixas e Luzia Rosa formam o elenco que dá vida a história de Lígia, uma estudante de uma escola particular de São Paulo, na qual sua mãe trabalha como bedel. Por ser a aluna mais dedicada da turma, acaba ficando muito próxima da professora de literatura, Cecília. Seus melhores amigos, Ana e Márcio, vivem uma conturbada relação e Ligia só quer que o ensino médio acabe logo.

A peça nasceu da vontade da dramaturga Maria Fernanda de Barros Batalha (que é mulher, lésbica e trabalha com adolescentes há cerca de uma década e meia) de falar com o público jovem sobre problemas e questões que sempre afligem adolescentes: amadurecimento, conquista de espaço, descobertas sexuais, racismo, machismo, ética e choque de gerações. A produção cultural para essa faixa etária é muito escassa no País e parte das referências são, em sua maioria, de outras partes do mundo, o que nem sempre reflete à realidade de um jovem brasileiro. Quando se parte para questões como a descoberta da homossexualidade (ainda mais quando falamos de mulheres), as opções diminuem ainda mais.

Com o intuito de compartilhar o processo de concepção e criação do espetáculo “Dois a duas” e o diálogo entre dramaturgia e direção, as diretoras Erica Montanheiro e Mariá Guedes e a dramaturga e idealizadoras do projeto, Maria Fernanda Batalha, farão uma oficina que funciona como uma provocação teórica e prática sobre a escrita cênica e a direção, a partir do olhar criativo da potencia intuitiva e pessoal para transformá-la em ficção levando em consideração o lugar de fala, podendo ou não deslocá-lo. O trio parte de materiais de pesquisas e vivências pessoais dos participantes como ponto motor para a criação artística. A atividade acontecerá de maneira remota, pela Oficina Cultural Oswald de Andrade, nos dias 16 e 17 de agosto, das 18h30 às 21h30.

Foto: Cacá Bernardes.

Ficha técnica

Dramaturgia: Maria Fernanda de Barros Batalha. Direção: Erica Montanheiro e Mariá Guedes. Elenco: Bruna Betito, Daniela Flor, Jhenny Santine, Lui Seixas e Luzia Rosa.

Serviço

Fundação Cultural de Jacareí

Data: 24/7. Sábado, 19h.

YouTube: Canal Fundação Cultural de Jacarehy.

Ilha Solteira

Data: 25/7. Domingo, 20h.

YouTube: Canal culturais.

FundArt Ubatuba

Data: 28/7. Quarta, 21h.

YouTube: Canal FundArt.

Classificação: 12 anos.

Link para inscrições: https://oficinasculturais.org.br/programacao/

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X