O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo de dança “Seis Solos para Lobos” estreia em 5 de março

0 12

Contemplado pelo ProAC Expresso o espetáculo “Seis Solos para Lobos” terá sua estreia no dia 5 de março, aniversário de Villa-Lobos e Dia da Música Clássica. Ao todo, serão seis apresentações transmitidas ao vivo pela plataforma Youtube.

Traçar um paralelo entre a quebra de paradigmas presente na obra do compositor Heitor Villa Lobos e a quebra de padrões no balé, levantando questões como a elitização e o privilégio branco na modalidade. Este é um dos destaques do espetáculo, inspirado na vida e obra do maestro e músico, que é descrito como a figura mais significativa do século 20 da música clássica brasileira.

Realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Movimento em parceria com a Cia de Artes Tribus, “Seis Solos para Lobos” é um espetáculo que mescla a dança contemporânea e o balé clássico, numa combinação caracterizada pela inovação, fazendo alusão à diversidade da obra de Villa-Lobos, que inovou ao mesclar nuances da cultura regional brasileiras – como elementos do folclore, canções populares e indígenas – com a influência da música clássica.

Post Patrocinado

A diversidade do elenco – que inclui bailarinas indígenas, pretas, de múltiplos perfis e diversas faixas etárias – é um dos pontos altos. Os seis solos abordam aspectos da vida e obra de Villa-Lobos, buscando aproximar o público da história do artista. Todo o espetáculo é realizado ao som de obras reverenciadas do autor.  Ao todo, 11 bailarinas participam do evento.

O espetáculo inclui uma instalação no Foyer, com bailarinas caracterizadas de esculturas que criam vida dançando ao som de Villa Lobos. A instalação faz uma releitura da estreia do maestro na Semana de Arte Moderna, em 1922. A música da instalação será executada por um músico autista convidado, aluno da ONG Cia de Artes Tribus. O evento conta, ainda, com a exibição de um vídeo que mostra o processo de criação do espetáculo.

Vale lembrar que “Seis Solos para Lobos” recebeu a nota mais alta do ProAC Expresso 2020 LAB dentre os selecionados do interior e ficou em 5º. lugar na classificação geral, dentre mais de 140 concorrentes na área da dança.

Serviço

Transmissão On-line.

Datas: 5 a 14/3/21. Sextas, sábados e domingos, 19h.

Local: Canal Núcleo Pesquisa e Movimento.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X