O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Cretenses” estreia on-line em 14 de outubro

0 30

“Cretenses”, espetáculo em processo da Cia. Teatral Energós, que estreia on-line em 14 de outubro, trata do mito do Minotauro e conta com dramaturgia inédita do premiado escritor João Anzanello Carrascoza, criada a partir dos fragmentos de duas tragédias perdidas de Eurípedes, “Kretes” e “Theseus”. Estes fragmentos foram traduzidos pela primeira vez para o português pelo diretor da companhia Leonardo Antunes e pelo ator Jean Pierre Kaletrianos.

A Cia. Teatral Energós continuou seu trabalho artístico durante a pandemia e realizou desde fevereiro de 2020 de modo virtual os ensaios e a pesquisa musical do espetáculo.

“Cretenses” conta com uma paisagem sonora que atravessa toda a encenação e é criada por diversos elementos: as canções e versos em grego arcaico e moderno; a sonoridade do texto em português de João Carrascoza; e os instrumentos tocados pelos atores (adufes – instrumento de percussão ibérico – , aquários e violino).

Post Patrocinado

A apresentação on-line funde a teatralidade da tragédia grega à linguagem audiovisual, mesclando cenas pré-gravadas e editadas (com a qualidade visual e sonora que o meio oferece) e intervenções dos atores ao vivo (resgatando a experiência do “momento”). Assim, “Cretenses” estabelece diversos planos narrativos para tratar do mito do Minotauro sob seus aspectos trágicos, com uma dramaturgia que se espalha visualmente pela composição

As cenas foram gravadas entre abril e maio de 2021, na Areté, Centro de Estudos Helênicos (Pinheiros, São Paulo). Desde 2019, a Areté é sede da Energós, onde a companhia teatral realiza seus ensaios e onde o diretor Leonardo Antunes e o ator Jean Pierre Kaletrianos coordenam um Núcleo de Teatro.

Ficha Técnica

Texto: João Anzanello Carrascoza. Direção: Leonardo Antunes. Elenco: Caroline do Amaral, Elaine Alves, Gustavo Andersen, Gustavo Xella, Heidi Monezzi, Isabela Bustamanti, Isabella Bottan, Jean Pierre Kaletrianos, João Muniz e Júlia Gama.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 14 a 24/10. Quinta a domingo, 21h.

Classificação: 14 anos. 

YouTube: Canal Centro Cultural São Paulo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X