O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Cidade dos Palcos” faz temporada on-line a partir de 19 de junho

0 13

A cidade de São Paulo é considerada a principal capital cultural do Brasil e uma das 12 Capitais Culturais do Mundo, sendo o local de origem de diversos movimentos artísticos e estéticos ao longo da história do século XX. A temporada começa em 19 de junho e segue até 14 de julho, todos os dias, às 20h, com transmissão no YouTube. A peça apresenta a história do Teatro de São Paulo, através imagens de locais e encenações que remontam à fatos e estéticas das artes cênicas na cidade, desde o teatro Anchietano até os mais contemporâneos movimentos de teatro de grupo. 

A encenação simula um documentário, com personagens contando suas versões e visões sobre os locais emblemáticos do teatro em São Paulo. Seus depoimentos, divertidos e informativos, revelam as histórias e momentos das artes cênicas na cidade, desde a fundação, com o teatro anchietano, passando pela profissionalização da produção teatral e o desenvolvimento do teatro de grupo. Os locais dos acontecimentos são apresentados ao público juntamente com cenas que ilustram as estéticas, autores, artistas e movimentos.  

No Teatro Anchietano, é construída uma cena do texto “O Auto da Festa de São Lourenço”, do Padre José de Anchieta. Para abordar o contexto da construção do Theatro Municipal de São Paulo, é apresentado um trecho da peça “Hamlet”, de William Shakespeare. Ao apresentar a história do Teatro Brasileiro de Comédia, ocorre um trecho de “Esperando Godot”, de Samuel Beckett. Como forma de apresentar o momento histórico vivido pelo Teatro de Arena, é mostrado ao público um trecho de “Eles Não Usam Black Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, ilustra o surgimento do Teatro Oficina, e “Seis Personagens à Procura de um Autor” em uma metáfora para apresentar o movimento teatral existente na Praça Roosevelt. 

Post Patrocinado

Antes da pandemia o espetáculo Cidade dos Palcos era feito de forma presencial e itinerante, passando pelo Pátio do Colégio, Theatro Municipal, Teatro Brasileiro de Comédia, Teatro de Arena, Teatro Oficina e sendo finalizado na Praça Roosevelt. Agora todos esses locais serão vistos de forma online trazendo o público à apreciação da arte do Teatro, oferecendo a eles um conhecimento mais profundo da arte e dos espaços. 

Ficha Técnica

Dramaturgia: Criação coletiva. Diretora: Adriana Azenha. Direção de produção: David Carolla. Elenco: Adriana Azenha, Camila Bevilacqua, Carla Dias, David Carolla, Liz Mantovani e Mario Deganelli. 

Serviço

Transmissão On-line.

Temporada: 19/6 até 14/7. Todos os dias, 20h.

Classificação: Livre.

Ingressos: Grátis.

YouTube: Azenha de Teatro.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X