O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Cartas Libanesas – A Imigração na Formação do Brasil” estreia on-line em 5 de novembro

0 18

O espetáculo “Cartas Libanesas – A Imigração na Formação do Brasil” ganha nova temporada online entre 5 e 21 de novembro. As apresentações acontecem de sexta a domingo, com distribuição gratuita de ingressos pela plataforma Sympla.

Idealizada e estrelada por Eduardo Mossri, a peça conta a história de Miguel, um jovem libanês que vem para o Brasil com o intuito de prosperar e voltar à sua terra, onde deixou a esposa grávida. Ao mesmo tempo em que se encanta com o país, ele precisa enfrentar o preconceito, as dificuldades com a língua e a saudade da família.

Escrito a partir de cartas reais trocadas entre os avós libaneses de Eduardo Mossri no início do século passado e de relatos verídicos de outros imigrantes, o monólogo lança um olhar para a imigração na formação do Brasil, levantando questões como identidade cultural, preconceito, memória, raízes, migração, ancestralidade e direitos humanos. A dramaturgia é de José Eduardo Vendramini e a direção é de Marcelo Lazzaratto. Com uma nova roupagem para o audiovisual, “Cartas Libanesas” tem figurino de Fause Haten e trilha inédita de Gregory Slivar, composta especialmente para a temporada online. Além de Mossri, Lazzaratto e Haten têm ascendência libanesa. Mossri também assina o roteiro da versão audiovisual de “Cartas Libanesas”, ao lado Karen Menatti e Flavio Barollo

Post Patrocinado

Por “Cartas Libanesas”, Eduardo Mossri foi convidado para estrelar a novela “Órfãos da Terra”, de Duca Rachid e Thelma Guedes, na Rede Globo, com um papel de destaque de um médico sírio em situação de refúgio. A peça foi indicada aos prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil de Melhor Autor de 2015, tendo sido apresentada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, além de sessões internacionais no Marrocos e no Líbano.

No workshop online “O ator contador de suas memórias”, Eduardo Mossri vai falar sobre a pesquisa no processo de criação de “Cartas Libanesas”, promovendo o resgate de histórias próprias e a escrita dramática como estímulo do imaginário pessoal e criativo do ator. O evento é voltado para atores, estudantes e interessados no assunto, a partir dos 18 anos e residentes do Rio de Janeiro. No workshop, Mossri vai promover dinâmicas, jogos e técnicas pré-expressivas que podem contribuir na reflexão de experiências, memórias e ancestralidade como um dos caminhos no fazer teatral.

Confira a programação:

Workshop online “O ator contador de suas memórias”. Datas: 4, 11 e 18/11. Quintas, 19h às 22h. Classificação: 18 anos.

Foto: Brunno Martins.

Ficha Técnica

Texto: José Eduardo Vendramini. Direção: Marcelo Lazzaratto. Elenco: Eduardo Mossri.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 5 a 21/11. Sextas a domingos.

Ingressos: Grátis.

Classificação: 12 anos.

Link para inscrições do workshop: www.cartaslibanesas.com.br.

Link para ingressos: www.sympla.com.br/produtor/cartaslibanesas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X