O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “Baquaqua” estreia no Teatro Dulcina, no Rio

0 28

Muitos foram os negros africanos que cruzaram o Atlântico em direção ao Brasil na condição de escravos, mas raras foram as vozes que conseguiram traduzir os horrores da escravidão. Mahommah Gardo Baquaqua é uma rara exceção. E é amparado pelos registros publicados na autobiografia “An interesting narrative – Biography of Mahommah G. Baquaqua” que Rogério Athayde desenvolveu a dramaturgia do espetáculo “Baquaqua”, que estreia em 2 de dezembro, às 19h, em curtíssima temporada no Teatro Dulcina.

Dirigida por Aramis David Correia e com preparação corporal da premiada atriz Tatiana Tiburcio, a montagem apresenta o ator Wesley Cardozo no papel de Baquaqua e narra a história de vida do homem que foi escravizado e traficado da África para o Brasil durante o século XIX.

Nativo da região ocidental da África, Baquaqua escreveu aquela que até hoje é considerada a única autobiografia de um ex-escravizado que viveu no Brasil. A trajetória se inicia no Benin e tem passagens por Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Nova York, Haiti e Canadá, expondo todas as atrocidades da escravidão e seus reflexos nos dias de hoje.

Post Patrocinado

A peça traz do universo literário para os palcos os relatos de um escravo em um país estrangeiro e nos faz refletir sobre outras milhares de histórias de pessoas que foram sequestradas do continente africano. Só para o Brasil, estima-se que mais de 5 milhões de negros foram traficados e escravizados. Mas por que essa história? Por que entre tantas histórias escolheu-se contar essa?

Foto: Fernanda Dias.  

Ficha Técnica

A partir da biografia de: Mahommah Gardo Baquaqua & Samuel Moore. Dramaturgia: Rogério Athayde. Tradução: Robert Krueger. Direção: Aramís David Correia. Elenco: Wesley Cardozo.

Serviço

Local: Teatro Dulcina – R. Alcindo Guanabara, 17 – Centro – Rio de Janeiro.

Temporada: 2 a 12/12. Quinta a domingo, 19h.

Classificação: 10 anos.

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada).

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X