O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo audiovisual “O Plantio das Palavras” estreia on-line em 27 de abril

0 14

Estreia pelo YouTube do Canal Infinito Ontem, no dia 27 de abril, terça-feira, 18h30, “O Plantio das Palavras”, espetáculo audiovisual inédito com texto e direção de  Denizart Fazio. No elenco, estão Emilie Becker e Janaína Mello. A peça-filme se passa em dois momentos distintos: 1964, ditadura civil-militar brasileira, e 2021 – no dia exato em que a peça está sendo exibida.
 
“O Plantio das Palavras” é o desdobramento de um trabalho maior cuja pesquisa foi iniciada antes da pandemia do novo coronavírus, chamado “Infinito Ontem” – projeto que será montado presencialmente quando for possível cessar o período de distanciamento social. Denizart Fazio, diretor e autor de “O Plantio das Palavras”, conta que a base desse trabalho é a discussão sobre mulheres que dedicaram suas vidas na luta contra a ditadura civil-militar brasileira.
 
Na obra, uma mulher acorda de um pesadelo que anuncia acontecimentos do passado próximos à sua realidade. Nele, a sociedade está tomada por forças teocráticas e conservadoras que se aproximam cada vez mais dos militares. A narração de seu sonho se alterna com cenas do passado que revelam informações sobre a antiga inquilina dessa mesma casa – uma militante oposta à ditadura que escrevia cartas e poemas sobre seu tempo, entre as quais constam planos para uma revolução capaz de desarmar as forças do regime militar.
 
O encontro dessas cartas, escondidas no assoalho, e características do momento atual do país sustentam a narrativa. O trabalho traz a ideia de distância temporal e simultaneidade de lutas, o que revela uma pluralidade discursiva dessas personagens. O procedimento dramatúrgico de habitação de muitas vozes em uma mesma personagem é um traço da dramaturgia de Denizart Fazio que está no cerne do espetáculo. A gravação, feita em um casarão de 130 anos no bairro da Bela Vista, reforça a ideia dessa distância temporal que separa as duas mulheres.

Foto: Cassio Rothschild.

Ficha Técnica

Post Patrocinado

Dramaturgia e direção: Denizart Fazio. Provocador cênico: Luiz Fernando Marques (Lubi). Elenco: Emilie Becker e Janaína Mello.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 27 a 30/4. Terça a sexta, 18h30 e 20h.

Classificação: 10 anos.

YouTube: Canal Infinito Ontem.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X