O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “As Aves da Noite” estreia on-line em 29 de outubro

0 20

O espetáculo “As Aves da Noite”, texto escrito por Hilda Hilst há 52 anos, segue em temporada online grátis pelo YouTube e Facebook do Teatro Paulo Eiró, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, e Teatro Arthur Azevedo, nos dias 5, 6 e 7 de novembro – sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h – com tradução em Libras.

O enredo de “As Aves da Noite” parte da história real do padre franciscano Maximilian Kolbe que, em um campo de concentração nazista de Auschwitz, apresentou-se voluntariamente para ocupar o lugar de um judeu sorteado para morrer no chamado “porão da fome” em represália à fuga de um prisioneiro.

No porão da fome, a autora coloca em conflito os prisioneiros condenados a morrer na cela: o Padre, o Carcereiro, o Poeta, o Estudante e o Joalheiro, que são visitados pelo Oficial da SS, pela Mulher que limpa os fornos e por Hans, o ajudante da SS. Na montagem, eles aparecem isolados, confinados em gaiolas como um signo, uma alusão à prisão onde a história se passa, mas também à nossa impossibilidade de contato físico, nesse momento de pandemia.

Post Patrocinado

Nos diálogos estão o embate entre a vida e o que lhes resta, os devaneios entre o desespero e o delírio. O Poeta declama como se morto estivesse, o Estudante sonha com outro tempo, o Joalheiro ainda lembra-se da magnitude das pedras, enquanto a Mulher é humilhada em sua condição inferior. O Carcereiro, mesmo sendo um condenado, ironiza a condição dos demais e os trata com escárnio; o SS os chama de porcos e os agride e menospreza, enquanto o estado de debilidade emerge da vida e da já não existência desses humanos subjugados.

O espetáculo foi idealizado pelo produtor Fábio Hilst para ser apresentado presencialmente, mas diante da pandemia da covid-19 precisou ser gravado em vídeo, 80 anos após a morte de Maximilian Kolbe, exatamente no momento em que o mundo vive uma experiência de confinamento.

Ficha Técnica

Texto: Hilda Hilst. Direção: Hugo Coelho. Elenco: Marco Antônio Pâmio, Marat Descartes, Regina Maria Remencius, Genézio de Barros, Rafael Losso, Davi Tápias, Marcos Suchara e Davi Tostes.

Foto: Priscila Prade.

Serviço

Transmissão On-line.

Teatro Paulo Eiró. Datas: 20 a 31/10. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 19h. Facebook: Teatro Paulo Eiró. YouTube: Canal Teatro Paulo Eiró.

Teatro Arthur Azevedo. Datas: 5 a 7/11. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 19h. Facebook: Teatro Arthur Azevedo. YouTube: Canal Teatro Arthur Azevedo.

Classificação: 16 anos.

Ingressos: Grátis.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X