O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “A Vida Útil de Todas as Coisas” estreia on-line em 3 de dezembro

0 9

Figura de destaque na cena teatral paulista atual, o diretor e dramaturgo Kiko Rieser faz temporada online da distopia “A Vida Útil de Todas as Coisas” pela Plataforma Teatro entre os dias 3 e 18 de dezembro– haverá uma pré-estreia no dia 2.

Em uma ficção que pode ser lida como um futuro distópico ou um realismo fantástico situado nos dias de hoje, o pai de uma família comum constata que seu próprio pai está com problemas de memória, e procura uma assistência técnica para tratá-lo. Nesse lugar, o idoso recebe o diagnóstico de que não há mais conserto ou troca para seu cérebro, portanto, seu fim está próximo. A indústria de órgãos biônicos – sempre programados para durarem pouco e serem substituídos por modelos mais novos – ainda não conseguiu criar um cérebro artificial, único órgão impossível de trocar.

Como alternativa ao problema, a loja oferece a substituição do idoso por uma máquina com aparência humana. Indignado, o protagonista rejeita a possibilidade e passa a lutar contra o comércio de substituição de pessoas por máquinas, vendo nisso um objetivo para sua vida, até então banal e rotineira. No entanto, nem sua própria filha nem mesmo seu pai aderem a essa campanha, e ele percebe que a sociedade não está interessada nos valores que ele tenta defender.

Post Patrocinado

A encenação parte dessa situação para propor uma discussão sobre os limites entre o público e o privado, um tema cada vez mais atual. Em um tempo em que não há individualidades e identidades, apenas pessoas úteis a tais ou quais propósitos socialmente designados, não pode haver respeito à privacidade, já que tudo e todos devem servir ao sistema do qual fazem parte.

Foto: Heloísa Bortz.

Ficha Técnica

Texto e Direção: Kiko Rieser. Elenco: Agnes Zuliani, João Bourbonnais, Luís Mármora e Priscila Paes.

Serviço

Plataforma Teatro.

Datas: 3 a 19/12. Sextas a domingos, 20h.

Ingressos: Grátis ou colaboração espontânea.

Classificação: 12 anos.

Link de acesso: www.plataformateatro.com.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X