O Portal da Arte Brasileira

Espetáculo “A Desumanização” estreia no CCBB-RJ em 26 de agosto

0 26

A escrita original do grande escritor português Valter Hugo Mãe toma a cena no espetáculo “A Desumanização”, adaptação inédita no Brasil de livro homônimo do premiado autor, que estreia em 26 de agosto. Dirigida por José Roberto Jardim e trazendo no elenco Fernanda Nobre e Maria Helena Chira, a encenação faz uma imersão no quarto romance do escritor português e poderá ser vista presencialmente no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil RJ.

A peça aborda questões psicológicas, como a passagem da infância para a juventude e o contato íntimo com a experiência da perda e da dor através da história das irmãs islandesas Halla e Sigridur. Halla perdeu sua irmã gêmea muito cedo, e vive com o peso de carregar em si a existência das duas. Ao mesmo tempo em que se sente oprimida por “ser duas”, acredita que esta é a única forma de manter sua metade viva e próxima.

O palco está dividido em duas metades com cenários espelhados, e cada atriz ocupa uma das metades. Num jogo de projeções em tempo real, em que contracenam com a própria imagem e uma com a outra através das imagens projetadas, as duas atrizes contam a história das irmãs Halla e Sigridur.

Post Patrocinado

A montagem de “A desumanização” busca uma linha narrativa que preserva as imagens idealizadas pelo autor, criando uma leitura paralela. Duas atrizes em cena falam do passado e, ao mesmo tempo, revivem as diferentes passagens das fases de menina para mulher, as descobertas dolorosas e a necessidade de se sentir inteira.

No romance, o “longe” é representado pela Islândia, lugar mítico e sombrio. Cenicamente, esse “longe” existe dentro das personagens, e nas palavras de Valter Hugo Mãe. O lirismo e a poesia estão presentes e há uma lente de aumento na questão da falta de identidade, da falta da outra metade, da duplicação.

Foto: Victor Iemini.

Ficha Técnica

Adaptação: Fernando Paz. Direção: José Roberto Jardim. Elenco: Fernanda Nobre e Maria Helena Chira.

Serviço

Local: Teatro I – CCBB-RJ – Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro.

Datas: 26/8 a 26/9. Quartas a sábados, 19h. Domingos, 18h.

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada).

Classificação: 14 anos.

Link para ingressos: www.eventim.com.br.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X