O Portal da Arte Brasileira

Escola Ancestral Aparelha Luzia lança curso on-line

0 17

Inaugurada há cinco anos, a Aparelha Luzia se constituiu como território incontornável da produção e circulação cultural, política e artísticas negras em São Paulo, com a participação direta e engajada de dezenas de pensadores e criadores que pisaram neste Quilombo Urbano localizado na Rua Apa, região da Barra Funda. A partir desta trajetória pulsante de vivências e elaborações críticas, Erica Malunguinho, fundadora da Aparelha, pesquisadora, artista e atualmente deputada estadual em São Paulo, propõe agora a criação de uma Escola online vinculada ao Ilê.

Nasce assim a Escola Ancestral Aparelha Luzia de Arte, Cultura e Política, que tem como proposta central organizar e oferecer para um público amplo o que há de mais potente entre as epistemes e estéticas negras diaspóricas, por meio de uma perspectiva descolonial, fornecendo novas ferramentas para a compreensão de nossa história, política, arte e cultura.

O curso inaugural terá como tema “Artes e intelectualidades pretas: A ancestralidade como elo estético e político”. No primeiro módulo, composto por sete aulas, os participantes serão apresentados aos fundamentos e princípios de nossas artes ancestrais. As matrículas estão abertas a partir de 8 de setembro, na plataforma Sympla.

Post Patrocinado

Além de Malunguinho, o curso contará com aulas ao vivo de nomes como Airton Krenak, líder indígena, filósofo e escritor, que abordará as tradições orais de nossas literaturas; e Vovó Cici, Mestra Griô que se dedica à transmissão das histórias e da cultura dos Orixás e tratará dos princípios de nossa dança e corporeidade. Outros grandes pensadores e pensadoras participarão do curso e seus nomes serão divulgados brevemente.

Serviço

Plataforma Sympla

Datas: A partir de 4/10.

Preço: R$200,00.

Link para compra: https://www.sympla.com.br/artes-e-intelectualidades-pretas-a-ancestralidade-como-elo-estetico-e-politico__1330724

Informações: escola@aparelhaluzia.org.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X