O Portal da Arte Brasileira

Ernani Ernesto Fonseca lança livro “Ana Botafogo: palco e vida” contando a trajetória da filha nos palcos

0 21

Ernani Ernesto Fonseca, pai da bailarina Ana Botafogo, lança livro “Ana Botafogo: palco e vida” em 1º de setembro, numa tarde de autógrafos numa área aberta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, contando a trajetória da filha. O médico-cirurgião Ernani acompanhou cada pirueta dos 45 anos de carreira de Ana nos palcos do Brasil e do mundo. Nascido de uma parceria com o Instituto Bees of Love, a obra terá parte da venda destinada à reforma da Maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto.

Baseada em recordações, registros da imprensa e numa minuciosa pesquisa do autor, que levou cerca de 15 anos, a publicação reconstrói momentos marcantes da vida pessoal e profissional da primeira bailarina, como o protagonismo em espetáculos clássicos, como “O lago dos cisnes”, “Giselle”, “Coppélia” e “O quebra-nozes”, entre muitos outros. A vivência de quatro décadas no Theatro, celebrada este ano por ela, está impressa em nada menos do que 908 páginas.

Com uma escrita impregnada de afeto, Ernani, aos 95 anos, traz à tona histórias que atestam a devoção de Ana à dança desde o primeiro tutu, que aparece numa foto já no começo do livro. O ponto de partida é o nascimento de sua primogênita, no dia 9 de julho de 1957, na Casa de Saúde São José.

Post Patrocinado

A profissão de Ernani, médico, influenciou na escolha do projeto que será beneficiado pela venda do livro. O Instituto Bees of Love, que atua em várias frentes sociais, optou por destinar o recurso para reformar uma das mais importantes maternidades do Rio de Janeiro, que atende cerca de 200 mulheres por mês, moradoras de comunidades como Rocinha, Vidigal e Rio das Pedras, e precisa modernizar as instalações.

O Instituto já tem uma história de parceria com Ana Botafogo. Uma das ações que fizeram juntos foi uma gala solidária no Theatro Municipal, em dezembro de 2019, a fim de levantar recursos para a reforma da cortina da boca de cena do palco.

Serviço

Local: Salão Assyrio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro- Praça Floriano s/número – Cinelândia – Rio de Janeiro

Data: 1º/9. Quarta, 16h.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X