O Portal da Arte Brasileira

“Entre a Caixa Preta e Cubo Branco” tem inscrições abertas a partir de 17 de fevereiro

0 24

O curso “Entre a Caixa Preta e Cubo Branco – Panorama da cenografia e da expografia no Brasil”, realizado pelo Núcleo de Produção e Infraestrutura do Itaú Cultural tem inscrições abertas entre 17 e 23 de fevereiro. Se tratando de um curso livre, não é necessária formação anterior. Podem se inscrever aqueles que, independentemente de sua área, desejem iniciar os estudos no campo da cenografia e da expografia. A lista com os selecionados será divulgada em 10 de março. Totalmente online e gratuitas, as 20 aulas – cinco delas abertas, sem necessidade de inscrição –acontecem entre 18 de março e 1 de julho, das 19h às 21h, em diferentes dias da semana.

“Entre a Caixa Preta e Cubo Branco – Panorama da cenografia e da expografia no Brasil” busca apresentar aos alunos as diferentes áreas de atuação dentro destes segmentos artísticos, abordando aspectos históricos, práticos e reflexivos, por meio do compartilhamento de experiências de profissionais atuantes em diversos contextos da cena nacional. Entre a prática e a teoria, de modo geral, o curso busca observar as relações entre os espaços cênico – caixa preta – e museográfico – cubo branco -, identificando aproximações e diferenciações entre os dois campos, com foco na produção. 

Durante o programa, será apresentada, por exemplo, a série “Ocupação”, realizada pela organização, abordando as características do projeto, como é feita a produção desse modelo de exposição e as diferentes soluções conceituais, estéticas, espaciais e técnicas já encontradas pelas equipes responsáveis entre as 50 edições realizadas até aqui. Recursos e experiências no campo da acessibilidade universal, bem como algumas questões urgentes que permeiam a produção cultural brasileira, como a estética negra e seus diferentes imaginários e a produção artística indígena, também têm destaque na grade de aulas.

Post Patrocinado

Cada aula tem diferentes professores convidados de maneira a ampliar a troca de experiências e abordagens. Cinco delas são abertas ao público, ou seja, não é necessária inscrição prévia e podem ser vistas tanto no site do Itaú Cultural, como no YouTube.

Foto: Ligiana Costa.

Serviço

Período: 17 a 23/2/21

Inscrições em: www.escola.itaucultura.org.br

Site: www.itaucultural.org.br.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X