O Itaú Cultural promove a edição de julho do “Brechas Urbanas” na quarta-feira, 31 de julho. O tema do encontro do mês é “Entre Utopia e Distopia, a Cidade”. O objetivo é propor uma reflexão sobre a construção de cidades possíveis. Monique Evelle fará a mediação.

Para endossar o assunto estarão presentes Morena Mariah, coordenadora de políticas de igualdade racial da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e pesquisadora dedicada ao resgate do legado cultural africano e afro-brasileiro. Ela dividirá o palco com Fábio Fernandes, professor de tecnologia em jogos digitais e jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que atualmente também desenvolve pesquisa ligada à narrativa de sociedades utópicas.

Enquanto Morena Mariah analisará estas questões do ponto de vista histórico, da colonização e seus efeitos, bem como das diferentes realidades em que vivem as pessoas especialmente só a ótica da população negra, Fernandes parte da ficção científica e das visões do autor norte americano Kim Stanley Robinson.

Foto: Valda Nogueira.

Serviço

Local: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Bela Vista – São Paulo.

Data: 31/7. Quarta-feira, 20h.

Ingressos: Grátis.

Compartilhe!