O Portal da Arte Brasileira

Documentário sobre Caio Fernando Abreu estreia no canal Curta! em 20 de maio

0 10

Muitas cidades testemunharam a breve vida de Caio Fernando Abreu, morto em 1996, aos 48 anos. São Paulo, Santiago, Amsterdã, Berlim, Colônia, Porto Alegre, Paris e Londres são revisitadas no documentário “Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes”, um roadmovie poético e afetivo que refaz o percurso do cultuado escritor. O filme, de Bruno Polidoro e Cacá Nazário, será exibido no Curta! A exibição é na Quinta do Pensamento, 20 de maio, às 22h30.

Considerado um dos maiores contistas do Brasil, Caio abordou temas como solidão, medo, a certeza da morte, o sexo e a atmosfera política (ele mesmo foi perseguido durante a ditadura militar). Autor das obras-primas “Os Dragões Não Conhecem o Paraíso” e “Morangos Mofados”, ele se tornou amigo de importantes figuras do meio cultural. São justamente a memória e a literatura que conectam as amizades pelas diferentes partes do mundo onde Caio esteve. Espalhados por aquelas cidades, seus amigos — como Maria Adelaide Amaral, Luciano Alabarse, Grace Gianoukas e Adriana Calcanhotto — recorrem à sua obra e interpretam seus textos para, assim, celebrarem a existência do escritor.

O documentário, produzido pela Besouro Filmes, renuncia aos formatos mais tradicionais: em vez de se utilizar de depoimentos e imagens de arquivo para contar uma biografia, enfoca o próprio personagem — através de sua poética e de suas andanças pelo mundo — para dar conta de sua trajetória.

Post Patrocinado

Serviço

Canal Curta!

Datas: 20/5. Quinta, 22h30. Horários alternativos: 21/5. Sexta, 2h30 e 16h30. 22/5. Sábado, 15h40. 23/5. Domingo, 22h40. 24/5. Segunda, 10h30.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X