O Portal da Arte Brasileira

Documentário “Minha Avó Era Palhaço!” vai ao ar no SescTV em 2 de setembro

0 35

A primeira palhaça negra do Brasil tem sua história contada no documentário “Minha Avó Era Palhaço!”. Com direção de Ana Minehina e Mariana Gabriel, neta de Xamego, a produção vai ao ar no SescTV dia 2 de setembro, quinta, às 19h. Considerado a principal atração do Circo Guarany nas décadas de 1940 a 1960, o palhaço Xamego era encenado pela atriz Maria Eliza Alves dos Reis.

Mariana Gabriel, que também sonha em ser palhaça, cresceu ouvindo histórias sobre o tempo de sua avó no circo. No documentário, lembranças vão construindo a história de Maria Eliza por meio de depoimentos da família, de representantes do circo e de especialistas.

Daise Gabriel, filha de Xamego, recorda o início da carreira de sua mãe Maria Eliza, cercada de luxo e conforto.  Ela era filha de João Alves, o proprietário do Circo Guarany, e nasceu no meio artístico, em 1909.

Post Patrocinado

Antes de ser palhaço, assim mesmo, no masculino, Maria Eliza foi cantora e formava dupla com sua irmã Efigênia, mas foi no circo, como Xamego, que alcançou o sucesso. Sua música tema nas apresentações era “Xamego”, de autoria de um amante do circo, o Rei do Baião Luiz Gonzaga, em parceria com Miguel Lima.

“Minha Avó Era Palhaço!” destaca a influência dos negros no espetáculo circense e o preconceito que sofriam nesse meio. Daise fala que seu avô João Alves era o único negro em um seleto grupo de proprietários brancos. Entretanto e felizmente, era respeitado e reconhecido. O machismo era outro revés que predominava na época.

O documentário aborda ainda o momento em que Maria Eliza resolveu ser palhaço; a participação da “Caravana do Peru que Fala”, do apresentador Silvio Santos, que levava diversos artistas ao circo; e os momentos difíceis do Circo Guarany. Imagens de arquivos e vídeos ajudam a narrar a história dessa mulher forte e decidida, que morreu em 2007, aos 98 anos.

Serviço

Canal SescTV.

Data: 2/9. Quinta, 19h.

Classificação: Livre.

Link de acesso: www.sesctv.org.br/noar.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X