
No dia 19 de outubro estreia, no Itaú Cultural, o documentário musical Guriatã, sobre o Mestre Humberto de Maracanã – cantador de Bumba Boi da Ilha de São Luís (MA), falecido em 2015.
Os registros, realizados ao longo de vários anos, retratam a personalidade multifacetada e a excepcional obra musical dessa personalidade, que liderou por mais de quatro décadas o Batalhão de Ouro do Bumba Boi de Maracanã.
A criação de Guriatã iniciou em 2010, roteirizado a partir de centenas de registros realizados desde 1999, em uma convivência estreita com Mestre Humberto, que dirigiu parte das gravações com a intenção inicial de reunir a memória dos Bumba Bois da Ilha de São Luís.
Dezenas de entrevistas, apresentações do Boi de Maracanã, shows e celebrações revelam sua trajetória dentro do Bumba Boi, sua atuação como artista e líder comunitário, as relações familiares, religiosas e sua ligação profunda com a encantaria e seu imaginário. O filme tem direção de Renata Amaral, produção de André Magalhães.
(Crédito: Reprodução)
cantador do Boi; Maria José, a Presidente do Boi; Zequinha, o Miolo que dá vida ao Boi, e Jesus, o Vaqueiro das mil fitas.Serão tocadas seis toadas: Maranhão, meu tesouro, meu torrão; A Coroa; Menina da Ponta da Areia; Reis na Encantaria; Banzeiro Grande; e Já Sei Onde Está Meu Veleiro.
-
Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo
(11) 2168-1777 / (11) 2168-1776
+ Ver mapa -
19/10/2018 a 19/10/2018
-
Sexta, 20h.
-
Gratuito.