Documentário “Descarte” mostra reutilização criativa do lixo
Incomodado com os efeitos públicos da gestão do lixo, inclusive em sua vida privada, Leonardo Brant apresenta em “Descarte”, seu novo documentário produzido pela Deusdará Filmes, histórias inspiradoras e educativas sobre como se pode dar novos destinos a tudo o que é consumido. O filme estreia dia 28 de janeiro, quinta-feira, nas plataformas de streaming Now, Vivo Play e Looke e terá lançamento às 19h na Unibes Cultural, onde acontece debate sobre os efeitos do lixo na sociedade com a presença do documentarista e especialistas.
Rodado durante a quarentena em filmagens presenciais e remotas, e com a utilização de três câmeras diferentes para as conversas por meio de videochamadas, o documentário tem como pano de fundo o drama social do lixo no Brasil e traz ao centro da discussão os 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305/10), que organiza a forma com que o Brasil lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos.
“Descarte” é apresentado a partir do trabalho de sete artistas, designers, artesãos e ativistas que transformam materiais recicláveis com inovação e sensibilidade. No documentário, enquanto falam sobre seus processos criativos e as relações com os resíduos, os sete personagens aparecem confeccionando seus produtos e objetos.
Post Patrocinado
Com narrativa em primeira pessoa – na voz do próprio Leonardo Brant – o documentário mescla imagens e entrevistas com animações e ainda apresenta a canção Catadores interpretada por Caê Rolfsen, que assina a composição com Rodrigo Campos. A música inédita tem produção musical e mixagem de Bernardo Goys. Além disso, apresenta depoimentos e entrevistas de 21 especialistas, ativistas e gestores de resíduos, abordando temas, como a relação do lixo com as cidades, habitat, civilização, lixões e catadores.
Serviço
Lançamento presencial: Unibes Cultural – São Paulo.
Data: 28/1/21. Quinta, 19h.
Disponível a partir do mesmo dia nas plataformas Now, Vivo Play e Looke.