O Portal da Arte Brasileira

Documentário “Danças Negras” estreia nos cinemas em 9 de setembro

0 9

O documentário “Danças Negras”, que estreia em 9 de setembro nos cinemas, propõe um debate sobre a presença da cultura negra na contemporaneidade, bem como, os diversos paradoxos encontrados no ambiente de uma sociedade marcada por uma tradição racista e escravocrata.

A ideia de realizar um documentário que reflete sobre importantes aspectos das artes negras no processo de emancipação e descolonização sócio-cultural no Brasil, surgiu para João Nascimento há cerca de seis anos, quando protagonizou ao lado do Fórum de Artes Negras e Periféricas a memorável luta anti-racista e democrática em torno do programa de Fomento à Dança na cidade de São Paulo. Somatizando à experiência junto a Cia. de Dança Negra Treme Terra o qual o João Nascimento é diretor-fundador desde 2006, o filme costura uma trama pavimentada no olhar artístico contemplativo com forte viés político, antropológico e cultural.

Além de figuras ilustres oriundas do campo das artes do corpo, da capoeira, dos terreiros de candomblé, do movimento negro e ambiente acadêmico, vale ressaltar que o filme conta com entrevistas exclusivas de Raquel Trindade (falecida em abril de 2018) e Makota Valdina (falecida em março de 2019).

Post Patrocinado

“Danças Negras” também tem depoimentos exclusivos de Kabengele Munanga, Clyde Morgan, Edileusa Santos, Lia Robatto, Enoque Santos, Helena Katz, Dinho Nascimento, Salloma Salomão, Mestre Felipe, Fernando Ferraz, Mestre Lumumba, Carlos Moore e do coreógrafo Firmino Pitanga que também assina a direção do filme.

Serviço

Nos Cinemas.

Estreia: 9/9. Quinta.

Instagram: @dancas.negras.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X