Documentário brasileiro “Antena da Raça” integra lista de selecionados para o Cannes Classics

A produção brasileira “Antena da Raça” (Dir.: Paloma Rocha e Luís Abramo. BRA, 2020, 80’. 12 anos) integra a lista dos 7 documentários  da seleção oficial na edição de 2020 da Mostra Cannes Classics. Excepcionalmente, neste ano, por conta da pandemia de coronavírus, os filmes serão apresentados no Festival Lumière, em Lyon, entre 10 e 18 de outubro, e no Réncontres Cinématographiques de Cannes, entre 23 e 26 de novembro. 

Com a direção de Paloma Rocha e Luís Abramo Campos, a obra retoma a experiência transgressora, o contexto político e cultural em que o programa da TV Tupi “Abertura” (1979-1980) e Glauber Rocha estavam inseridos.

Na época, Glauber ousou na linguagem televisiva, quebrando as regras das entrevistas na TV, propondo temas polêmicos em um período que o país passava por um processo de redemocratização. A linguagem utilizada por Paloma e Abramo dialoga com o estilo glauberiano, provocando uma reflexão crítica sobre o processo democrático, o papel da sociedade e sua relação com os meios de comunicação.

O programa “Abertura” teve seu material de arquivo produzido originalmente no formato de vídeo UMATIC. Em 2008, todo o conteúdo foi copiado para o formato Beta Digital e depositado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Em 2018, os programas foram restaurados na Afinal Filmes, no Brasil, com fotografia de Luís Abramo e áudio de Ricardo Mansur sob a supervisão de Paloma Rocha.

Em “Antena da Raça”, o encontro dos brasileiros de hoje com os personagens de Glauber e do programa exibido pela TV Tupi religa mais de 40 anos de história. Ao longo da montagem foram utilizados trechos dos filmes “Patio”, “Barravento”, “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, “Terra em Transe”, “Câncer”, “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, “Cabeças Cortadas”, “Der Leone HaveSeptCabezas”, “Claro”, “Di Glauber” e “A  Idade da Terra”. O documentário traz também a participação de Brizola, Severino, Caetano Veloso, José Celso Martinez, Helena Ignez e Paloma Rocha.

Compartilhe!