O Portal da Arte Brasileira

Documentário artístico“Estar Vivo é Nossa Maior Resistência” disponibiliza sessões on-line em 17 e 18 de julho

0 12

Enquanto aguarda por um momento oportuno para retomar as sessões presenciais do espetáculo “Prot{agô}nistas”, o idealizador e diretor da obra, Ricardo Rodrigues apresenta agora o documentário artístico “Estar Vivo é Nossa Maior Resistência”, disponível em 17 e 18 de julho, que reúne trechos de “Prot{agô}nistas” e depoimentos dos artistas que participaram da obra. 

Criado para a abertura do Festival Internacional de Circo (FIC 2019) e apresentado no Theatro Municipal e São Paulo, o espetáculo “Prot{agô}nistas” reúne 25 artistas pretos da música, teatro, circo e dança com o objetivo de trazer para a cena a contemporaneidade desses diferentes pensamentos artísticos, estéticos e políticos. A peça, criada como uma celebração à produção negra paulistana, circulou em alguns espaços de São Paulo, como o Sesc Pompeia e Galeria Olido, antes de ser interrompida devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo Ricardo, a obra ressalta a potência da produção artística preta da cidade. O artista conta que escolheu e convidou por conta própria cada um dos 25 artistas que compõem a obra.

Post Patrocinado

Nos documentários, as cenas de “Prot{agô}nistas” são oriundas tanto dos registros em vídeo feito das apresentações presenciais do trabalho quanto de trechos gravados por alguns dos artistas especialmente para o documentário.

As cenas da obra se misturam aos depoimentos de alguns dos artistas que integraram o elenco do espetáculo. A edição propõe que o assunto abordado com os artistas entrevistados se conecte com a cena artística que será exibida na sequência. Alguns dos assuntos destacados nos depoimentos são os desafios e problemas sociais graves a que a população preta ainda está exposta, como a solidão, o genocídio preto e também sobre um levante por meio de uma nova perspectiva de futuro e a articulação conjunta, a organização e o aquilombamento em tempos tão difíceis.

Foto: Mariana Ser.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 17 e 18/7. Sábado e domingo, 19h.

Facebook: CCJ Cachoeirinha e CCN Jabaquara.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X