O Portal da Arte Brasileira

Design de mobiliário brasileiro da arquiteta Lina Bo Bardi é tema de exposição no Centro Histórico e Cultural Mackenzie

0 12

O Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), em seu projeto de exposições Artistas Convidados, recebe a mostra “Design de mobiliário brasileiro e a inserção dos móveis na obra da arquiteta Lina Bo Bardi”, do arquiteto Bruno Dias. A exposição segue até 8 de outubro no CHCM e tem visitação gratuita.

A mostra nasceu a partir da tese de doutorado de Bruno ARQUITETA/DESIGNER: relações projetuais entre a Arquitetura e o Design de mobiliário na Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, defendida no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGAU/UPM) em 2018, e conta com a curadoria da Professora Doutora Eunice Helena Sguizzardi Abascal, que orientou o pesquisador no Doutorado.

A tese que fundamenta a exposição estuda a obra da Arquiteta Lina Bo Bardi, de maneira a demonstrar a integração da concepção arquitetônica e o Design de mobiliário, partindo da produção extremamente significativa de Lina nesses dois campos no Brasil, cuja obra merece destaque. Para tanto, a metodologia utilizou-se de desenhos, selecionados para serem apresentados nesta exposição, com a intenção de entender como se dá na obra da Arquiteta a construção do espaço arquitetônico, e a inserção do mobiliário, a partir do estudo dos projetos do Museu de Arte de São Paulo (MASP), do SESC Pompeia e da Casa de Vidro.

Post Patrocinado

Ao demonstrar que a concepção projetual presente na obra de Lina se fundamenta em uma harmonia de linguagem, que se expressa na integração do desenho dos móveis e do espaço arquitetônico, a presente exposição explora essas relações no contexto do Design de móveis no Brasil.

Serviço

Local: Centro Histórico e Cultural Mackenzie – Rua Itambé, 143 – Prédio 1 – Higienópolis – São Paulo.

Visitação: Até 8/10. Segunda a sexta, 10h às 18h.

Ingressos: Grátis.

Informações:https://www.mackenzie.br/centro-historico-e-cultural

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X