Nos dias 12 e 13 de março o IMS Paulista recebe o espetáculo “Torém: a dança sagrada do povo Tremembé”. O evento é resultado de um encontro entre a cantora e compositora Marlui Miranda, pesquisadora da música indígena, o pianista e também compositor André Mehmari e os índios Tremembé de Almofala, no litoral cearense: cacique João Venâncio, pajé Luis Caboco, Getúlio Tremembé e Janiel Tremembé. Os ingressos para as apresentações podem ser adquiridos antecipadamente ou no dia do evento.

A cultura do povo Tremembé já havia sido fonte de inspiração para André Mehmari. No ano passado, ele compôs a peça Torém: o índio e o mar – Cantata para vozes e orquestra sinfônica, que contou com a colaboração de Miranda, e estreou no Theatro Municipal em dezembro. A convite do IMS Paulista, os dois músicos se uniram aos índios Tremembé para conceber esta apresentação no centro cultural.

“Torém” é o ritual sagrado e ancestral considerado um símbolo de resistência pelos Tremembé. Tradicionalmente ele é executado durante a safra do caju azedo, base da bebida sagrada mocororó. Os cantos do ritual, grande parte na língua nativa, são baseados na vivência do povo e na sua relação com a natureza.

A dança é uma das partes principais do ritual, sendo um momento de forte espiritualidade. Junto a essa dimensão do sagrado, há um caráter lúdico, pois, na maioria das vezes, dança-se para comemorar um acontecimento, como um aniversário ou o nascimento de uma criança.

O espetáculo integra a programação relacionada à mostra Claudia Andujar: a luta Yanomami, em cartaz no IMS Paulista até 7 de abril. A seleção reúne cerca de 300 obras da fotógrafa e ativista Claudia Andujar, que dedicou sua vida a proteger os índios Yanomami. Entre os trabalhos exibidos, está ainstalação Genocídio do Yanomami: morte do Brasil (1989/2018), cuja trilha sonora é de Marlui Miranda.

Serviço:

Data: 12 e 13/3. Terça e quarta, 20h30.

Local: Avenida Paulista, 2424 – Consolação – São Paulo.

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

Informações: (11) 2842-9120.

Compartilhe!