Dan Galeria homenageia centenário de Amilcar de Castro com mostra inédita

Para homenagear o centenário de nascimento de Amilcar de Castro (1920 – 2002), a Dan Galeria apresenta a partir de 1 de julho uma mostra inédita, com mais de 30 esculturas, desenhos e pinturas do artista mineiro. O público poderá visitar a exposição virtualmente por meio do Viewing Room da Galeria , onde estarão disponíveis fotos e vídeos das obras, textos e depoimentos de críticos, artistas e amigos de Amilcar, ou no espaço físico da Dan.

Seguindo o protocolo de segurança ambiental e sanitária da pandemia do Covid-19, a Galeria funcionará em horário especial, das 11h às 15h, com número limitado de visitantes, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel e orientação de distanciamento mínimo de 1,5 metro entre clientes e colaboradores.

Uma experiência de purificação da percepção decorre do corte firme e da dobra clara no ferro. Amilcar de Castro explicita a singularidade da escultura brasileira desenvolvida desde meados dos anos 1950, como corpo que se abre à convivência com o entorno, especialmente com quem interage com a obra. As formas resultantes não descartam os ângulos, mas desafiam a racionalidade matemática em repetições espiraladas da borda para o centro. São pinturas que permitem a mancha, o caos, o gesto revelando um lado de lá do real, registrando uma parte da experiência de estar no mundo mais complexa do que a mera aparência do real.

Foto: Sergio Guerini.  

Serviço

Local: Dan Galeria.Rua Estados Unidos, 1638, Jardins – São Paulo.

Abertura: 1/7. Quarta, 11h às 15h.

Viewing Room: http://www.dangaleria.com.br/

Informações: (11) 3083-4600

Compartilhe!