O Portal da Arte Brasileira

Curta-metragem “Desconstruindo Maria” estreia na internet em 25 de março

0 105

Com uma equipe majoritariamente feminina, o filme “Desconstruindo Maria” será lançado no canal CaixaPretaWeb, no YouTube, no dia 25 de março e, posteriormente, distribuído em cineclubes e festivais online e presenciais/itinerantes pelo Rio de Janeiro. O roteiro é de Daniele Barizon e Camila Cohen, que também assina a direção.

Para entender o presente é importante conhecer o passado. Partindo dessa ideia, no Mês Internacional da Mulher, o curta-metragem cria um paralelo entre mudanças históricas importantes sobre o papel desempenhado pela mulher e cenas que são resultado dos resquícios do machismo estrutural.

As narrações ao longo do filme contam um pouco do histórico de luta por direitos e representatividade, da submissão das mulheres do período colonial – no qual o Código Civil dava àquelas casadas o status de “incapazes” – à busca por direitos no mercado de trabalho e a criação da Lei Maria da Penha. Os esquetes com situações do cotidiano ilustram o tema de cada narração e levam o roteiro aos dias atuais, em uma mistura de documentário e ficção, com atuações de Kizi Vaz, Josi Larger, Maria Fernanda Kopacheski, Bruno Suzano, Rodrigo Candelot, entre outros.

Post Patrocinado

A programação do curta inclui uma live, que será transmitida no dia 30 de março, propondo um debate sobre o tema e permitindo que mulheres troquem experiências e sejam ouvidas. A iniciativa será aberta ao público e contará com a presença de membros da equipe e personalidades femininas.

Serviço

Disponível on-line.

Data de lançamento: 25/3/21. Quinta.

YouTube: Canal CaixaPretaWeb.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X