O Itaú Cultural intensificando suas ações online dedicadas à formação e começa a semana com a abertura de inscrições para dois cursos. Nos dias 28 e 29 (terça-feira e quarta-feira), a organização recebe inscrições para a segunda turma de ensino à distância (EAD) Dramaturgia Negra: A Palavra Viva, direcionado a artistas, dramaturgos, pesquisadores e estudantes de todo o país.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.itaucultural.org.br, onde também serão divulgadas as listas de selecionados. No dia 8, os do EAD Dramaturgia Negra: A Palavra Viva, cujo curso acontece de 11 de maio a 23 de junho, em quatro módulos de 10 dias. 

Dramaturgia Negra

Depois de uma primeira edição de sucesso – foram 247 inscritos para as 40 vagas disponibilizadas e aulas realizadas entre janeiro e março deste ano –, o Itaú Cultural abre a segunda turma do curso de ensino à distância (EAD) Dramaturgia Negra: A Palavra Viva, direcionado a artistas, dramaturgos, pesquisadores e estudantes com experiência, profissional ou amadora nas artes cênicas. A proposta é possibilitar discussões e estudos a respeito da dramaturgia negra com foco multicultural, refletindo sobre influências desde o teatro egípcio até a dramaturgia negra contemporânea, além das heranças indígenas-afro-brasileiras.

A dramaturga Dione Carlos, formada pela SP Escola de Teatro e que tem 15 textos encenados, comanda novamente a ação, que foi criada inspirada pela convocatória a_ponte: cena do teatro universitário, a qual nos dois últimos anos mobilizou este público com o chamamento para a inscrição de espetáculos criados no ambiente da formação.

As aulas seguem as temáticas da primeira turma:  As Matrizes Negras da DramaturgiaEntre Teatros e Dramas: Universos CênicosTeatro Brasileiro: Indígenas e Negros como os Primeiros Atores e Dramaturgias e Escrevivências. Ao longo desse período, os alunos pesquisarão, ainda, as influências predominantes nas obras de três dramaturgas contemporâneas: Fernanda Júlia Onisajé, da Bahia, Viviane Juguero, do Rio Grande do Sul, e Cristiane Sobral, do Distrito Federal.

Como o anterior, este curso de ensino à distância é ministrado online. Para entrar no processo de seleção para uma das 40 vagas, no momento da inscrição, é necessário preencher o formulário com currículo e carta de interesse.

 

Serviço

Inscrições: 28 e 29/4. Terça e quarta.

Pelo site www.itaucultural.org.br

Número de vagas: 40

Anúncio dos selecionados: 8 de maio

Curso: De 11 de maio a 23 de junho

 

 

Compartilhe!