O Portal da Arte Brasileira

“Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias” estreia on-line em 20 de fevereiro

0 49

“Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias”, peça de teatro cinema foi idealizada pelo diretor Fernando Philbert, a partir da obra de Matéi Visniec. A peça estreia nacionalmente em 20 de fevereiro, com ingressos grátis e transmissão pela internet. Com duração aproximada de 40 minutos, pode ser assistida pelo Facebook e YouTube, até 30 de março. As apresentações serão aos sábados, segundas e terças, às 21h, e aos domingos, às 19h, com ingressos gratuitos e intérprete de Libras.

Desde a idealização do projeto Philbert considerou a possibilidade dos teatros ainda estarem fechados no período da realização e com isso filmar a peça em estúdio, uma incursão neste novo invento que é o teatro cinema ou cinema da poética da cena, como ele definiu. Esta escolha se deu pelo acaso, o acaso dos teatros fechados, das plateias sem público. Assim, o diretor agregou a equipe de criação um diretor de fotografia e iniciou a produção das filmagens no estúdio da FlocksTV, uma produtora de conteúdo para a internet.

Para esta encenação Philbert selecionou quatro peças curtas de Matéi Visniec que, segundo ele, a força delas está menos no que acontece e mais no como acontece, no que é dito, nos pensamentos provocados. As peças são encenadas em sequência com um cruzamento entre elas.

A primeira peça, “Pense que você é Deus”, é sobre um franco atirador ensinando seu “trabalho” para um jovem de 17 anos que chega para também se tornar franco atirador em uma guerra civil dentro da própria cidade contra as pessoas que julgam estarem roubando o país. Na segunda peça, “Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias”, a ancora de um programa de trinta anos de sucesso, se dirige ao público para lhes ensinar, caso algum dia estejam na merda, a melhor maneira de pedir esmolas. A terceira peça, “Um café longo, um pouco de leite separado e um copo d’água”, é o encontro entre um cliente e uma garçonete em um café após este cliente ter ficado em coma muito tempo; um encontro poético de observar a vida e o silêncio. Na quarta peça, “A máquina de pagar contas”, a mesma garçonete, no café vazio completamente, ainda fala e se relaciona com os tantos clientes que ali estiveram ou estão.

Foto: Vinícius Giffoni.

Ficha Técnica

Post Patrocinado

Texto: Matei Visniec. Direção: Fernando Philbert. Elenco: Ester Jablonski e Joelson Medeiros.

Serviço

Datas: 20/2 a 30/3/21. Sábados, segundas e terças, 21h. Domingos, 19h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: 12 anos.

Link: https://linktr.ee/CuidadoComAsVelhinhas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X