O Portal da Arte Brasileira

Critico de cinema Walter da Silveira ganha website com grande acervo

0 7

Walter da Silveira em sua tela pessoal, a qualquer dia e horário. O lançamento oficial da plataforma que contém seu acervo físico acontece no próximo dia 10 de abril, às 19h, e contará com uma mesa solene, transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Associação Baiana de Imprensa (ABI). O site reunirá e disponibilizará uma parte consistente do acervo do militante político, professor, historiador, cineclubista, ensaísta, advogado e um dos mais importantes críticos de cinema brasileiro.  

Para ser lançado ao público, a equipe fez um mergulho prévio no acervo se Silveira e catalogou, restaurou e digitalizou 355 imagens, entre fotos de filmes e do arquivo pessoal, além de 98 correspondências.  Os tipos documentais destacados têm forte significado para a história do cinema brasileiro, com destaque para as correspondências com Glauber Rocha, Alex Viany e Paulo Emílio Sales Gomes, trocadas entre 1950 e 1966, e que permitem acompanhar a formação do cinema moderno no Brasil.

O projeto é idealizado pela doutora em Artes e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cyntia Nogueira, autora do livro “Walter da Silveira e o Cinema Brasileiro”. A coordenação é da museóloga Renata Ramos, que atua na área de conservação e restauração documental e é responsável pelo Museu de Imprensa da ABI. Integra também o projeto o historiador e doutor em Cinema, Adilson Mendes, atuando como pesquisador responsável pelo projeto.

Post Patrocinado

A plataforma também reunirá depoimentos de importantes personalidades do cinema brasileiro, os quais destacam a importância de Walter da Silveira, dentre eles, Antonio Pitanga, Orlando Senna e Roque Araujo.

Serviço

Transmissão on-line.

Data do lançamento: 10/4/21. Sábado, 19h.

Site: www.walterdasilveria.com.br.

YouTube: Canal ABI Bahia.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X