O Portal da Arte Brasileira

CPT_SESC realiza Círculo de Dramaturgias entre outubro e dezembro

0 7

Entre os meses de outubro e dezembro, acontece o Círculo de Dramaturgias on-line, realizado pelo CPT_SESC, que reúne seis dramaturgas contemporâneas brasileiras: Angela Ribeiro, Ave Terrena, Cristiane Sobral, Dione Carlos, Silvia Gomez e Solange Dias para comandar o programa, ministrar os módulos, mediar os encontros abertos e fazer a curadoria dos conteúdos e de convidados(as).

O projeto é um desdobramento do Círculo de Dramaturgia coordenado por Antunes Filho, porém desenvolvido em um formato polifônico e contínuo, que propõe ser um espaço de multiplicidade de corpos, vozes, estilos e de fomento à produção autônoma e formação em dramaturgia; um momento de criações, trocas, afetações de novas obras e de revelar artistas. 

O Círculo acontece totalmente on-line e dividido em encontros abertos ao público em geral e encontros exclusivos para participantes previamente selecionados, cada um com duração de 2 horas e meia e realizados de 8 de outubro a 11 de dezembro, sextas das 18h30 às 21h e sábados das 14h às 16h30, na plataforma Zoom. 

Post Patrocinado

A abertura acontece nos dias 8 e 9 de outubro, com a participação e mediação das seis dramaturgas. No primeiro dia, elas serão provocadas a pensar a partir de suas perspectivas, identidades e responder ao enunciado “Banquete Dramatúrgico: O que é (foi, será) dramaturgia?”, de forma livre: lendo um texto, dançando, performando a sua ideia de dramaturgia. No segundo, elas discutem sobre o que viram das outras dramaturgas sob o olhar da alteridade. 

Em seguida, tem início os módulos, ministrados pelas dramaturgas em duplas. O primeiro tem a participação de Cristiane Sobral, com produção em Literatura e Teatro e Solange Dias, professora e articuladora da Escola Livre de Teatro, onde esteve à frente da área de Dramaturgia.

O segundo é comandado por Silvia Gomez e Angela Ribeiro, que passaram pelo CPT e coordenam juntas o Núcleo de Dramaturgia SESI-SP. Já o terceiro módulo tem Dione Carlos, que também orientou o Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Teatro, além de desenvolver trabalhos como atriz e curadora e Ave Terrena, que desenvolve uma pesquisa sobre a memória e a ditadura, apontando questões contemporâneas e identitárias. 

Em cada módulo, acontecem encontros com convidados(as) de outras áreas do conhecimento, além do teatro e dramaturgia, escolhidos(as) pela dupla de dramaturgas responsáveis, e funcionarão como um seminário complementar aos participantes e ao público, que poderá participar sem inscrição.

O encerramento, mais performático e acessível ao público em geral, será uma maratona de relatos para compartilhamento de reflexões, criações e processos que foram desenvolvidos no Círculo.

Para participar, os interessados devem se inscrever no site do Sesc no período de 14 a 17 de setembro e enviar um documento de autoria própria, em formato Word ou PDF, com mini-currículo, cena, texto, carta de intenção ou outro material que julgar relevante.

Serão oferecidas 30 vagas e uma lista de suplência com 15 inscritos. A seleção dos participantes acontecerá entre os dias 18 a 27 de setembro pela equipe de seis dramaturgas e uma comissão do CPT_SESC, que escolherão os candidatos(as) que obtiverem melhor avaliação positiva, com base no material enviado previamente. 

Serviço

Plataformas Zoom e YouTube.

Datas: 8/10 a 11/12. Sextas, 18h30 às 21h. Sábados, 14h às 16h30.

Valores: R$24,00 a R$80,00.

Classificação: 16 anos.

Inscrições: 14 a 17/9.

Link para inscrições: www.sescsp.org.br/cpt.

E-mail para envio de material: cursos.cpt@sescsp.org.br.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X