[Conheça] Conversas sobre Lideranças Políticas Indígenas no Sesc Ipiranga

[Conheça] Conversas sobre Lideranças Políticas Indígenas no Sesc Ipiranga

Nos dias 29 de setembro20 de outubro e 24 de novembro (sábados), o Sesc Ipiranga realiza em sua área de convivência as primeiras Rodas de Conversa do Projeto Sawé. A programação propõe por meio de trabalhos de campo, encontros abertos e exposição, uma reflexão sobre os processos de articulação de lideranças indígenas, sobretudo mulheres, na luta por seus territórios.

O primeiro encontro, no dia 29 de setembro, aborda o tema Estratégias Indígenas em defesa dos Territórios Originários e discute as diversas formas de luta desenvolvidas pelos povos indígenas para garantir seus direitos constitucionais e legais no que tange aos seus modos de vida em seus territórios tradicionais.

A segunda roda de Conversa, dia 20 de outubro, tem como tema Os modos de ser indígena no mundo e a busca do bem-viver: Cosmovisões e transformação cultural e debate sobre os desafios que os povos indígenas enfrentam para construir o presente e o futuro com base em suas concepções de mundo, e como suas tradições transformam suas organizações políticas e sociais.

Encerrando o ciclo de encontros, no dia 24 de novembro, a terceira roda de Conversa, o tema é: Estratégias, ações e práticas Indígenas na gestão dos territórios. O encontro oferece um diálogo sobre as novas maneiras e estratégias para gerir territórios com autonomia e sustentabilidade, a fim de garantir a sobrevivência de suas culturas.

Sandra Benites (Créditos: Divulgação)

 

A construção do projeto estabelece uma sintonia com as dinâmicas atuais das lutas desses povos, unindo-se ao protagonismo indígena em estruturas colaborativas, desde sua curadoria e conceituação até a identidade visual, organização de conteúdos e produção das obras.

O Projeto enfatiza o protagonismo indígena na luta política por seus direitos, possibilitando que o público tenha contato com a diversidade desses povos, compreendendo os indígenas como ativos cidadãos brasileiros em busca da construção de uma sociedade mais democrática e humana.

  • Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga , São Paulo
    (11) 3340-2000
    + Ver mapa
  • 29/09/2018 a 24/11/2018
  • Sábados às 14h
  • Gratuito.
  • Livre

 

 

 

Sem comentários

Insira um Comentário

#SIGA-NOS Instagram