“Contos Negreiros do Brasil” apresenta versão online durante novembro

O espetáculo “Contos Negreiros do Brasil”, de Marcelino Freire e direção de Fernando Philbert, será apresentado em plataforma virtual, de 9 a 30 de novembro, em comemoração ao mês da Consciência Negra. O ator, diretor, dramaturgo, cientista social e filósofo Rodrigo França encabeça a encenação realizada ao vivo 

com participação dos atores Aline Borges, Marcelo Dias, Milton Filho e Valéria Monã. “Contos Negreiros do Brasil” é um espetáculo documentário sobre a condição real e atual da negra e do negro no Brasil; seja o jovem estudante, o gay negro, a negra hipersexualizada pela sociedade, o menor infrator, a prostituta ou a idosa. A peça também faz uma grande homenagem aos personagens negros que fizeram história, mas que foram esquecidos ou embranquecidos, como: Machado de Assis, André Rebouças, Carolina Maria de Jesus, Virgínia Bicudo e Lima Barreto.

Os personagens veem as cenas por meio de estatísticas apresentadas pelo ator, sociólogo e filósofo Rodrigo França, com dados atuais que são expostos para o público. Os atores Aline Borges, Marcelo Dias, Milton Filho e Valéria Monã interpretam personagens contidos nos 12 contos do livro “Contos Negreiros” (Prêmio Jabuti – 2006), de Marcelino Freire. A direção é de Fernando Philbert e a direção musical é feita pela Maíra Freitas. As músicas do espetáculo são cânticos milenares da cultura Iorubá, vinda da cultura africana.

Foto: Leticia Godoy.

Ficha Técnica

Texto: Marcelino Freire. Direção: Fernando Philbert. Assistente de Direção: Mery Delmond. Direção Musical: Maíra Freitas. Elenco: Rodrigo França, Aline Borges, Marcelo Dias, Mery Delmond, Milton Filho e Valéria Monã.

Serviço

Transmissão Online

Temporada: 9 a 30/11. Segundas, 21h.

Classificação: 12 anos.

Ingressos: R$ 15,00 (Plataforma Sympla)

Facebook e Instagram: @contosnegreirosdobrasil

YouTube: Canal Sesc SP.

Compartilhe!