O Portal da Arte Brasileira

Conceição Evaristo e Paulina Chiziane participam de encontro on-line do Itaú Cultural em 29 de novembro

0 19

No aniversário de 75 anos da brasileira Conceição Evaristo, ela se encontra virtualmente com a moçambicana Paulina Chiziane para trocar suas “escrevivências” e experiências, em conversa organizada pelo Itaú Cultural e transmitida em seu canal de YouTube, às 15h do dia 29 de novembro, segunda.

Com lirismo e contundência, a obra de ambas trata das vivências das mulheres negras em seus países. Tamanha convergência levou a aniversariante a ler um trecho do livro “O Alegre Canto da Perdiz”, de Paulina, no podcast do IC Escritores-leitores, em 2019.

Conceição já foi homenageada em mostra da série “Ocupação”, realizada pelo Itaú Cultural, em 2017, acompanhada de publicação organizada especialmente para esta mostra e na Olimpíada de Língua Portuguesa do Itaú Social, realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC) desde os anos 2000. Em 2019, ainda, ela foi eleita personalidade literária do Prêmio Jabuti, do qual recebeu premiação em 2015 pelo livro “Olhos D’água”.

Post Patrocinado

Por sua vez, Paulina conquistou o Prêmio José Craveirinha, em 2003, com o livro “Niketche: uma história de poligamia”. Acaba de ser agraciada com o Prêmio Camões de Literatura, atribuído desde 1988 a autores que contribuíram para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa. É a primeira mulher africana a receber esta premiação.

Foto: André Seiti.

Serviço

Transmissão on-line.

Data: 29/11. Segunda, 15h.

Classificação: Livre.

Site: www.itaucultural.org.br.

YouTube:  Canal Itaú Cultural.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X