Compositor Jonathan Silva abre temporada de “Poema na Garganta” em 11 de fevereiro
O projeto “Poema na Garganta – quando a poesia vira canção”, de iniciativa do cantor e compositor Jonathan Silva, abre temporada de atividades virtuais gratuitas em fevereiro. A programação contemplará uma oficina-prosa de composição musical, em 11 de fevereiro, às 19 horas, com inscrição prévia, e em seguida, às 20h15, uma performance literomusical ao vivo nas redes sociais do espaço parceiro. No dia 11, a recepção ficará por conta da Casa Teatro de Utopias e no dia 25, o Espaço Cultural CITA, será responsável por sediar as ações.
A oficina-prosa de criação e composição musical tem o intuito de instigar o diálogo sobre os desafios de transformar poesias em músicas e revelar como o compositor se aproxima do poema para convertê-lo em canção. O bate-papo funcionará da seguinte forma: alguns poemas serão apresentados em seu estado de palavra escrita e Jonathan vai abordar o contexto de cada um e como se deu o processo de transformação da poesia para a música. Em um segundo momento, os participantes serão convidados a escolher e ler um poema, e, na sequência, o compositor junto do violonista, Marcos Coin, apresentarão a versão musicada.
A performance literomusical foi elaborada com base em uma seleção de poesias musicadas por Jonathan. Este repertório é fruto de parcerias com poetas da cena cultural contemporânea, como Elisa Lucinda, Luz Ribeiro, Daniel Minchione, Isabela Penov, entre outros, e também de composições inspiradas em poemas de autores consagrados da literatura brasileira, como Carlos Drummond de Andrade.
Post Patrocinado
Foto: Reinaldo Meneguim.
Serviço
Ingressos: Grátis.
Classificação: Livre.
Oficina. Data: 11/2. Quinta, 19h. Link para inscrição: http://bit.ly/39iQ4fW
Performance Literomusical. Data: 25/2. Quinta, 20h15.
Facebook: Casa Teatro de Utopias.