O Portal da Arte Brasileira

Companhia Teatro Inominável apresenta o projeto “Dentro das Casas” a partir de 7 de fevereiro

0 13

A companhia Teatro Inominável apresenta, de 7 a 11 de fevereiro, sempre às 20h, o projeto “dentro das casas”, com exibição online do monólogo “dentro” e encontros virtuais com representantes de espaços culturais de referência para o Rio de Janeiro, como a Casa do Jongo da Serrinha – sede do grupo Jongo da Serrinha, situada no pé do Morro da Serrinha em Madureira; a Laban Rio, antigo sobrado em Laranjeiras que abriga a Cia. Regina Miranda & Atores Bailarinos; o Museu da Maré, no Complexo da Maré – 1º museu comunitário da América Latina; e o Terreiro Contemporâneo, localizado em um antigo sobrado no Centro da cidade, afirmando-se como um importante quilombo urbano. Todos esses espaços culturais seguem, a duras penas, resistindo nesta pandemia. 

As lives, que acontecem nos perfis da companhia Teatro Inominável, irão abordar temas que a peça “dentro” explora, tais como: ancestralidade, o lugar da mulher à luz de sua época e a importância de se resgatar e contar histórias. Além disso, também serão debatidas as trajetórias dos artistas (e dos espaços) convidados e as estratégias de cada um deles para sobreviver nesse quase um ano de pandemia.

A abertura do projeto será no domingo, dia 7/2 às 20h, com Lazir Sinval, cantora e coordenadora artística do Jongo da Serrinha, e Deli Monteiro, presidente da Casa do Jongo da Serrinha. O espaço, que oferece aulas de jongo adulto, além de dança, música, inglês, capoeira, costura e arte gratuitamente a crianças e adolescentes da comunidade, está fechado desde março de 2020 sem previsão de abertura.  

Post Patrocinado

No dia 8/2 a conversa será com Regina Miranda, coreógrafa, diretora teatral e gestora cultural, fundadora da Laban Rio, sede da Cia. Regina Miranda & Atores Bailarinos que completou 40 anos em 2020. O espaço passa por dificuldade financeira, podendo culminar no seu fechamento definitivo. 

O papo do dia 9/2 será com Marilene Nunes, contadora de histórias e coordenadora da Biblioteca Elias José e da Brinquedoteca Marielle Franco do Museu da Maré. O fechamento do Museu teve um impacto mais social do que financeiro já que o espaço não cobra pela visitação. E para encerrar os encontros, haverá uma conversa com Gatto Larsen,  o criador da Cia Rubens Barbot – o mais antigo grupo afro-brasileiro de dança contemporânea – e diretor do Terreiro Contemporâneo. 

Com dramaturgia de Diogo Liberano, direção de Natássia Vello, atuação de Laura Nielsen e produção de Clarissa Menezes, o monólogo “dentro” estará disponível no YouTube durante todo o evento. 

Serviço

Datas: 7 a 11/2/21. Domingo a quarta, 20h.

Ingressos: Gratuito.

Classificação: Livre.

Instagram: @teatroinominavel.

YouTube: Canal Teatro Inominável.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X