O Portal da Arte Brasileira

Companhia Navega Jangada de Teatro estreia peça e documentário sobre Elpídio dos Santos

0 18

A companhia Navega Jangada de Teatro estreia o documentário sobre Elpídio dos Santos e a cultura de São Luiz do Paraitinga e a peça “Os Quatro Cantos de Elpídio” que fala do amor da personagem Catarina por uma música e sua viagem em busca desse compositor, no dia 13 de agosto, às 21h.

Serão oito apresentações virtuais da peça com foco nas cidades de São Paulo, Taubaté, Caçapava, São Bernardo do Campo, São José do Barreiro e São Luiz do Paraitinga.

Para gravar o documentário “Um Canto Caipira”, o grupo esteve em em São Luiz do Paraitinga onde entrevistou a família do Elpídio, registrando imagens de onde viveu, suas cerâmicas. Conversaram com um historiador local, João Rafael Cursino, doutor em cultura popular da região. Para o levantamento do legado cultural falou com o músico e poeta da região Gilberto Leandro Cursino Barbosa, que é professor da rede pública. O documentário entra no ar no dia 13 de agosto e fica até o fim do cronograma de apresentação da peça.

Post Patrocinado

“Os Quatro Cantos de Elpídio” é uma história contada e cantada por oito festeiros, que passam por devoções, carnavais, personagens como Mazzaropi (que teve canções de Elpídio em seus filmes), até quem sabe chegar em Elpídio dos Santos, o tão procurado compositor. Na peça integram o elenco oito atores e músicos Rita Gutt, Gabriel Ivanoff, Rodrigo Regis, Dicinho Areias, Alef Barros, Melina Marchetti, Rebeka Teixeira e Thiago Mota. A criação é de Talita Cabral e Rodrigo Régis.

Elpídio dos Santos (1909-1970) foi parceiro e amigo de Mazzaropi, criando 25 trilhas para seus filmes. Autor de uma extensa obra como “A Dor da Saudade”, “Você Vai Gostar” (conhecida muitas vezes por “Casinha Branca”) e “Lua na Roça”, teve inúmeros sucessos gravados por artistas como Almir Sater e Sérgio Reis, Fafá de Belém, Vanuza, Cascatinha e Inhana, Renato Teixeira entre outros.

Foto: Edson Prudêncio.

Ficha técnica

Criação: Talita Cabral e Rodrigo Régis. Texto e direção: Talita Cabral. Elenco: Rita Gutt, Gabriel Ivanoff, Rodrigo Regis, Dicinho Areias, Alef Barros, Melina Marchetti, Rebeka Teixeira e Thiago Mota.

Serviço

Documentário “Um Canto Caipira”. Datas: 13 a 29/8.

Instagram: @navegajangada.

“Os Quatro Cantos de Elpídio”. Datas: 13 a 29/8. Sextas e sábados, 21h. Domingos, 19h.

YouTube: Canal Navega Jangada.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X