O Portal da Arte Brasileira

Com orientação de Ronaldo Serruya Fracasso Festival traz apresentações virtuais em maio

0 69

Resultado cênico do Núcleo de Pesquisa A Arte Queer do Fracasso, orientado e coordenado pelo dramaturgo e ator Ronaldo Serruya, um dos integrantes do Grupo XIX de Teatro, de São Paulo, o Fracasso Festival – Cenas Para Celebrar a Recusa será apresentado em formato digital de 13 a 16 de maio, de quinta a domingo, com ingressos gratuitos e transmissão pelo Zoom.

São 16 cenas curtas, divididas ao longo dos 4 dias de apresentação. No último dia todas as cenas serão apresentadas em salas simultâneas. As experiências misturam vídeo arte, podcast, desenhos, linguagem youtuber, trazendo em algum momento a presença do ator ao vivo na plataforma digital.

De novembro de 2020 a abril de 2021, o Núcleo orientado por Ronaldo Serruya e Fabiano Dadado de Freitas, se debruçou sobre a obra do escritor e teórico queer americano Jack Halberstam intitulada “A Arte Queer do Fracasso”, lançada pela primeira vez no Brasil, em 2020. No livro, o autor disseca a noção binária de sucesso/fracasso e reivindica um novo olhar para pensarmos um sociedade obcecada com o pensamento positivo e a ideia de triunfo ligada à uma lógica neoliberal e meritocrática.

Post Patrocinado

O Núcleo de Pesquisa foi dividido em 2 módulos. O módulo 1 teve 40 participantes e tinha como objetivo dissecar as reflexões propostas pelo autor. Foi a partir delas que cada autor/ator escolheu uma história para desenvolver as noções de fracasso pensadas por Halberstam, e ancoradas em outros autores como Paul Preciado, Paco Vidarte, Judith Butler, Audre Lorde, Jota Mombaça, e outros. Foram selecionadas 16 histórias para a continuação no Módulo 2, que durante 3 meses aprofundou as dramaturgias de cada história e pensou a elaboração das cenas para o contexto das plataformas digitais.

Foto: Laís Catalano Aranha.

Ficha Técnica

Idealização: Ronaldo Serruya. Orientação Cênica: Ronaldo Serruya e Fabiano Dadado de Freitas. Elenco: Camilla Flores, Carol Narchi, Dai Ida, Drica Czech, Ego Sum Frank, Heleno Rohn, Irail Rezende, Karla Ribeiro, Larissa Alves, Marco Antonio Oliveira, Natália Martins (Tita), Ricardo Withers, Rodrigo Eloi, Rudá, Sydney Salvatori e Vicente Concilio.  

Serviço

Plataforma Zoom.

Datas: 13 a 16/5. Quinta a sábado, 21h. Domingo, 19h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: 16 anos.

Link para ingressos: sympla.com.br/grupoxixdeteatro.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X