O Portal da Arte Brasileira

Coletivo Muanes Dançateatro estreia espetáculo de dança “Mask” em 10 de abril

0 33

O Coletivo Muanes Dançateatro estreia no próximo dia 10 de Abril, às 20h, no YouTube, “Mask”, um espetáculo de dança Afro Ameríndia Contemporânea que apresenta encontros das máscaras humanas. Amarradas por uma dança de eficiente corporeidade e temas que se inter-relacionam no amor, sexualidade, vida, relações de poder e afetos nas fronteiras onde se negocia visibilidade e invisibilidade, o espetáculo gravado no Teatro Cacilda Becker é dirigido por Denise Zenicola, que capitaneia o grupo de três bailarinas negras e uma ameríndia com idade entre 20 e 52 anos. 

O trabalho inédito foi desenvolvido sob a base sólida de uma profunda e minuciosa pesquisa desenvolvida desde 2018 pela professora-doutora Denise. Deste modo, nasceu um espetáculo de dança centrado nas máscaras decoloniais e afro-diaspóricas que cria relações entre corpos e deflagra negociações de pertencimento via Antropologia da Dança a partir dos intercâmbios e relações entre grupos ameríndios e africanos, desde o período colonial brasileiro. Neste trabalho coreográfico, o corpo dança envolto à sua máscara para encontrar um eco particular, um contexto repleto de vivências e memórias.

Nas proximidades entre deuses e performances de pajelança, a máscara é um elemento estético, ritual e ou recreativo que chama atenção. Não podendo simplesmente ser criada como um objeto decorativo, o Coletivo entende a máscara um objeto exato, instrumento de comunicação. Assim, em “Mask” interessa como usá-la na dança, quais gestualidades e materiais devem assumir a realização da cena dançada.

Post Patrocinado

Confira a programação

Live Coletivo Muanes Dançateatro: Processos, Pesquisa e Criação em Dança. Com Denise Zenicola e Debora Campos. Data: 8/4/21. Quinta, 20h. YouTube.

Foto: Renato Mangolin.

Ficha Técnica

Idealização, Criação e Direção Artística: Denise Zenicola. Coreografias: Denise Zenicola e Debora Campos. Bailarinas – Pesquisadoras: Debora Campos, Gik Alves, Ivana D’Rosevita, Leticia Bento. Artista Convidada: Naomi Savage. Músico: Marcos Rum.

Serviço

Transmissão on-line.

Data: 10 a 15/4/21. Sábado a quinta, 20h.

YouTube: Canal Coletivo Muanes Dançateatro.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X