O Portal da Arte Brasileira

Coletivo Metassoma oferece workshops de Produção Musical, Dança Contemporânea e Construção de Narrativas

0 23

A arte possui diversas linguagens e são elas que serão exploradas durante os três dias de workshop promovidos pelo Coletivo Metassoma (ES), entre os dias 3 e 5 de agosto. Serão mini-aulas sobre Produção Musical, Dança Contemporânea e Construção de narrativas, ministradas respectivamente por Gabriela Terra, Gabriela Moriondo e Glauber Vianna.

Os encontros são gratuitos e as inscrições já estão abertas. A fim de atrair o público que se interessa pela música, dança e tecnologia, não é preciso experiência prévia para a participação dos workshops.

Na oficina de Produção Musical, no dia 3 de agosto, pela primeira vez Gabriela Terra abrirá ao público os arquivos de seu primeiro disco, “Cosmos”, tanto as versões demo quanto as versões finais das músicas. A oficina se dedicará a explicar o processo de produção de uma música desde o início, como demo, até o produto final. Serão abordados temas clássicos da produção musical dando uma atenção maior à composição, demo, pré-gravação, gravação, mixagem e masterização. Utilizando como exemplo a versão demo e final das músicas apresentadas na live “Da Ordem Ao Fluxo”, a oficina mostrará como é possível iniciar e finalizar gravações em casa sem prejuízos para a qualidade sonora do produto final, apontando soluções práticas e acessíveis para potencializar a produção em home studio durante a pandemia e ao longo da carreira de um(a) artista/produtor(a). O workshop é destinado a artistas, produtores e aspirantes ao mercado musical. Não é necessário nenhum tipo de conhecimento prévio para participar da oficina.

Post Patrocinado

Já o workshop de Dança Contemporânea, com Gabriela Moriondo, no dia 4 de agosto, abordará um processo de pesquisa de movimento análogo ao processo de criação e preparação corporal desenvolvido em “Da ordem ao fluxo”, pensado para o corpo real e virtual e utilizando as músicas de “My Magical Glowing Lens”. Serão trabalhadas a improvisação, a repetição, o ritmo e as intenções de movimento a fim de reconhecer e ampliar as possibilidades do corpo, suas particularidades e sua capacidade criativa. Além da prática, será construído o diálogo sobre as práticas do corpo durante a pandemia e refletiremos sobre seus campos de atuação e criação com o uso da tecnologia. Vale ressaltar que não será necessário ter experiência formal prévia em dança.

Finalizando a semana de aprendizado, no dia 5 de agosto, o workshop “O Processo da Construção Narrativa”, ministrado por Glauber Vianna, será um bate-papo que vai ilustrar os bastidores da criação da live híbrida e experimental “Da Ordem ao Fluxo”. Serão abordados a pesquisa de referências visuais e a elaboração de moodboard; pesquisa de novas tecnologias como o MOCAP, que captura o movimento corporal e o transpõe para um modelo digital; construção de avatar e cenários virtuais; diálogo entre ferramentas tecnológicas e narrativas de espetáculo com foco na experiência do espectador.

Serviço

Transmissão on-line.

Produção Musical com Gabriela Terra. Data: 3/8. Terça, 19h. Link para inscrição: https://forms.gle/QHNkFXbwpUWy2kEP8.

Dança Contemporânea com Gabriela Moriondo. Data: 4/8. Quarta, 19h. Link para inscrição: https://forms.gle/XpjKFeQ196F4GHk28

O Processo da Construção Narrativa com Glauber Vianna. Data: 5/8. Quinta, 19h. Link para inscrição: https://forms.gle/riefCAMLto4R2nKv9

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X