O Portal da Arte Brasileira

Coletivo Menelão estreia on-line o espetáculo “A cigana, o palhaço e o astronauta – A Festa” em 26 de março

0 16

O Coletivo Menelão de Teatro – grupo do ABC Paulista que pesquisa o teatro popular e o teatro de rua – estreia, de 26 de março à 23 de abril de 2021, a temporada virtual de “A cigana, o palhaço e o astronauta – A Festa”, uma espécie de “farra-espetáculo-digital” que convida o público a dançar e extravasar o que está sentindo nestes tempos de isolamento social. 

“A cigana, o palhaço e o astronauta – A Festa” usa uma linguagem contemporânea para fazer do espetáculo uma grande festa virtual, conduzindo o público a cenas que se alternam na pista de dança, a partir do ponto de vista de três personagens diferentes: a cigana, o palhaço e o astronauta. 

Inspirada no texto “Balada de Um Palhaço”, de Plínio Marcos, a peça do Coletivo Menelão (batizado com o nome de uma das personagens deste mesmo texto) parte da investigação do melancólico universo da personagem Bobo Plin, um palhaço triste que procura se libertar das mazelas que o prendem a um circo falido e a um parceiro de cena ranzinza e avarento, para ir em busca de sua alma. 

Post Patrocinado

A cigana, uma figura transitória, que dança os momentos e se envolve pelos mistérios do tempo, e o astronauta, com suas partidas definitivas para o espaço, se juntam ao palhaço triste, formando o trio de figuras que conduzem esta experiência-espetáculo.

A plateia é divida em grupos e cada pessoa acompanha uma das três personagens, vivendo essa experiência a partir de um desses três pontos de vista. Como se três peças acontecessem ao mesmo tempo, promovendo experiências distintas em cada pessoa espectadora.

O espetáculo começa com a Balada Temporal – uma festa de ‘pós-despedida’ via Zoom na qual o público, embalado por uma DJ ao vivo, é convidado a dançar e se divertir após uma espécie de grand finale Em meio ao clima de festa, com cenas, performances e poesia, o público é instigado a desvendar pistas e participar ativamente, através de diálogos que transitam entre passado, presente e futuro, numa espécie de transe entre o momento em que o adeus foi dito e o amanhã que ainda não chegou.

Ficha Técnica

Dramaturgismo: Denise Hyginio. Concepção: Coletivo MENELÃO. Elenco: Caroline Varani, Denise Hyginio e Raffael Santos.

Serviço

Plataforma Zoom.

Datas: 26/3 a 23/4/21. Terças, 21h. Sextas e sábados, 23h. Domingos, 16h.

Ingressos: Grátis ou pague quanto quiser em Sympla.

Classificação: 14 anos.

Instagram: @coletivomenelao.

Link para ingressos: www.sympla.com.br/coletivomenelao.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X