Coletivo Forma apresenta “Ítaca” no Espaço Fonte, em São Paulo
A jornada de Ulisses-herói imortalizada em Odisseia (de Homero) permeia a discussão artística do Coletivo Forma e a linha curatorial em “Ítaca” – exposição baseada em travessias, errâncias, deslocamentos, migrações, reobservações, mudanças. A jornada do herói como metáfora da criação artística e o percurso da vida. O percurso e não seu destino final é a principal baliza. A exposição tem abertura dia 16 de abril no espaço de produção e pesquisa cultural Fonte – localizado à Rua Mourato Coelho, 751, na Vila Madalena.
A deriva, situada como deslocamento-arte por Guy Debord e evidenciada por Cristina Canepa, Denis Moreira, Diego Marcicano, Dilson Cavalcanti, Edilaine Brum, Lili Buzolin, Lucrécia Couso, Marcia Pumark, Marcia Gadioli, Marli Takeda, Nil Sanchez, Pedro Diniz Kubitschek e Sami Akl, propõe investigações sobre o percurso como a obra em si. Saem das telas os objetos artísticos consumados e pensados como produto para espaços expositivos e entra a ênfase nos objetos/situações/corpos reavivados como caminhos pensados por artista e público, este último como agente, espectador-atuante.
O coletivo surgiu após um projeto artístico, a Casa Tato 2, que uniu os 13 artistas em torno da extensão de seu aprimoramento, por meio das interações com vários curadores. Nancy Betts foi a orientadora escolhida para propor os desafios e os questionamentos que levassem a produção independente de uma exposição do Coletivo Forma.
Post Patrocinado
Serviço
Local: Espaço Fonte – Rua Mourato Coelho, 751 – Vila Madalena – São Paulo.
Visitação: 16/4 a 14/5. Quinta a sábado, 14h às 18h.
Ingressos: Grátis.