O Portal da Arte Brasileira

Coletiva Teatral Rainha Kong apresenta “Sarah e Hagar decidem matar Abraão”

0 16

Com estreia marcada para 25 de março, Sarah e Hagar decidem matar Abraão é a nova peça da coletiva Rainha Kong. As apresentações acontecem no TUSP, em temporada até 17 de abril, de quinta a domingo. A montagem investiga o nascimento do monoteísmo e do patriarcado, ao mesmo tempo em que transporta as narrativas bíblicas para um futuro distópico, coberto de lixo.

Escrito por Tiago Viudes (ou Ti) e com direção de Diego Moschkovich, o texto procura retomar a fundação do patriarcado, de acordo com a bíblia. Para isso, a peça retoma o mito de Sarah, Hagar e Abraão, procurando outros ecos deste mito que não estejam sacramentados na perspectiva patriarcal com o qual ele é interpretado até hoje. Mais do que isso, a montagem traz a possibilidade dessa história ser narrada através da encenação de um elenco queer, interessado em romper com a perspectiva patriarcal, no teatro e no mundo.

A peça mescla a história contida no livro Gênesis com um futuro distópico, no qual é apresentada uma terra já habitada por bilhões de pessoas e tomada pelo lixo. Neste futuro distópico, são apresentadas as figuras de Fátima e Ishká. Ishká é uma senhora infértil, que não consegue gerar filhos para seu marido, Elias. No decorrer da narrativa, Ishká articula, junto de sua serva Fátima, a morte e o desmembramento de Elias, pois é só a partir desta ação que as duas podem aventar a possibilidade de saírem em busca do paraíso. A história de Fátima e Ishká serve, aqui, para tensionar o mito da bíblia a ponto de que a afirmação ‘Sarah e Hagar decidem matar Abraão’ seja possível.

Post Patrocinado

As apresentações integram o projeto “As Histórias Vistas de Baixo”, que foi contemplado pela 36ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Foto: Carla Carniel.

Ficha Técnica

Direção: Diego Moschkovich. Dramaturgia: Ti. Elenco: Aleph antialeph, Jaoa de Mello e Vitinho Rodrigues.

Serviço

Local: Teatro da USP – TUSP – R. Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo.

Temporada: 26/3 a 17/4. Quinta a sábado, 21h. Domingos, 19h.

Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia-entrada).

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X