O Portal da Arte Brasileira

Clã do Jabuti estreia on-line “No terreiro de Yayá” a partir de 9 de dezembro

0 17

Gravada no sertão do Cariri, a peça-filme conta, por meio da festa de Reisado, a história da menina Maria e sua passagem da infância para a adolescência. A estreia acontece dia 9 de dezembro, às 19h, e segue em cartaz até o dia 19, pelo canal do YouTube do grupo, com retransmissão pelas redes sociais da Casa de Cultura M’Boi Mirim, Espaço CITA, Centro Cultural Santo Amaro e Teatro João Caetano.

No terreiro de Yayá, o novo trabalho da Cia. Clã do Jabuti, mergulhou nas histórias do brinquedo popular, principalmente o Reisado, para tratar de um assunto a um só tempo particular e universal, a passagem da infância para a adolescência. A história usa essa festa do reisado, realizada tradicionalmente no interior do Ceará, na região do Cariri, para conduzir a personagem principal nessa jornada de aprendizados e encantamentos. A estreia acontece dia 09 de dezembro e segue em cartaz até dia 19, pelo YouTube do grupo, com retransmissão pelas redes sociais de Teatros e Casas de Cultura municipais.

Maria é uma menina rainha e guerreira do reino de Entremundos que está prestes a viver um dos momentos mais desafiadores de sua vida: entregar sua coroa de reisado e conquistar outro lugar nesse tradicional folguedo. Não bastasse o desafio de crescer, coisas estranhas acontecem no terreiro de Yayá, sua Avó, o que convoca a menina a uma jornada pelo sertão.

Post Patrocinado

Contemplado pelo 34º Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, o ponto de partida para este trabalho foi o livro “Terra De Cabinha: Pequeno Inventário Da Vida De Meninos e Meninas Do Sertão”, e o documentário “Reis e Meninos”, ambos da jornalista e pesquisadora Gabriela Romeu. A partir desses trabalhos, que trazem histórias, versos e adivinhas dos ‘cabinhas’, apelido dado às crianças na região do Cariri, a pesquisa trouxe um diálogo com a região e a cultura popular, com mestres e mestras do local.

Foto: Samuel Macedo.

Ficha Técnica

Direção geral, concepção e dramaturgia: Antonia Mattos. Dramaturgia: Gabriela Romeu. Direção de arte: Cleydson Catarina. Direção musical: Jonathan Silva e Lincoln Antonio. Intérpretes: Fagundes Emanuel, Isabela Picolotte, Laruama Alves, Lilyan Teles, Renato Macedo e Rubens Alexandre.

Serviço

Transmissão On-line.

Exibições: 9 a 19/12.

Classificação: Livre.

Ingressos: Grátis.

YouTube: Clã do Jabuti.

Retransmissões: 9 e 12/12. Quinta e domingo, 19h. Facebook: Casa M Boi Mirim. 10 e 11/12. Sexta e sábado, 19h. Facebook: Centro Cultural Santo Amaro. 16 e 17/12. Quinta e sexta, 19h. Facebook: Espaço Cultural CITA. 18 e 19/12. Sábado e domingo, 16h. Facebook: Teatro João Caetano.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X