42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo volta a fazer um panorama da mais recente produção em VR  (do inglês virtual reality).

Neste ano, uma instalação celebra a obra Chalkroom, produzida em realidade virtual, da artista multimídia Laurie Anderson, que assina a arte do pôster e da vinheta do evento.

Integram a programação 21 filmes, grande parte deles premiados em festivais estrangeiros e alguns que terão sua primeira exibição mundial durante a Mostra.

Oito documentários, 5 animações e 8 curtas de ficção compõem a lista. Entre eles está o francês A Ilha dos Mortos, de Benjamin Nuel, premiado com o Leão de Ouro no Festival de Veneza 2018 pelo uso da técnica.

O filme retrata uma viagem atemporal pela vida, que começa em um apartamento até o nosso destino final, guiada por Caronte, figura da mitologia grega e barqueiro do mundo inferior.

(Crédito: Divulgação/Ocupação Maua)
Os curtas exploram universos distintos, como a organização interna de uma ocupação paulista na estreia do filme de Tadeu Jungle, Ocupação Mauá, ou a história de um monstro e um herói japonês em Ultraman Zero VR, de Kiyotaka Taguchi.

Duas intinerâncias dos curtas em realidade virtual ocorrerão no Cine Olido, no dia 20/10, e no CEU Butantã, em 21/10, das 14h às 16h.

  • CineSesc – Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo
    + Ver mapa
  • 18/10/2018 a 31/10/2018
  • Diariamente, a partir das 13h15.
  • Entrada gratuita e mediante retirada de ingresso na bilheteria do Cinesesc (1h30 de antecedência para Credencial Plena Sesc e 1 hora de antecedência para os demais).
Compartilhe!