
Comemorando 30 anos, o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo divulga os filmes selecionados para edição que começa dia 22 de agosto. Em meio a quase 4000 inscritos, 239 títulos foram escolhidos para as Mostras Internacional e Latino-Americana e os Programas Brasileiros, incluindo os curtas premiados no Oscar e Cannes
Dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, pela primeira vez o Festival terá uma competição para filmes nacionais e a inédita Mostra Limite. O objetivo é criar um diálogo entre curtas brasileiros e estrangeiros com novos recortes e narrativas ousadas.
Entre os selecionados para a Mostra Internacional estão curtas premiados nos mais importantes festivais do mundo. Vencedor do Oscar, o norte-americano Skin, de Guy Nattiv, trata de tempos de violência e oposições. Na seção dos latino-americanos, destaque para obras com protagonismo feminino, como Lucía en el limbo, produção belgo-costarriquenha de Valentina Maurel.
Com 125 curtas-metragens, os Programas Brasileiros revelam uma produção audiovisual cada vez mais plural e diversa no país. Entre os títulos está Mãe não chora, de Carol Rodrigues e Vaneza Oliveira (SP).
Serviço
Locais: Cinemateca Brasileira, CineSesc, Museu da Imagem e do Som – MIS, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo – CCSP, Cine Olido, Cinusp e CEU’s Perus, Caminho do Mar e Vila Atlântica.
Data: 22/8 a 1/9. Programação completa em www.kinoforum.org/curtas.
Ingressos: Grátis.