[Cinema] Exibição destaca produção de mulheres no projeto “Diretoras Negras”.

[Cinema] Exibição destaca produção de mulheres no projeto “Diretoras Negras”.

Em novembro, a programação de cinema do Sesc Belenzinho traz arte, reflexão e uma seleção de filmes em curta-metragem e documentários produzidos e dirigidos por mulheres negras.

Confira:

13/11. Terça, 19h30.

Minha Avó Era Palhaço. (Dir.: Mariana Gabriel, 2016, Livre, 52’). A trajetória artística de Dona Maria Eliza Alves dos Reis, a primeira palhaça negra do Brasil. O documentário destaca também a influência dos negros no espetáculo circense e o preconceito que sofriam nesse meio.

24/11. Sábado, 19h.  

O Caso do Homem Errado. (Dir.: Camila de Moraes, 2017, 10 anos, 87’). O documentário conta a história do jovem operário negro, Júlio César de Melo Pinto, que foi executado pela Brigada Militar, nos anos 1980, em Porto Alegre. O crime ganhou notoriedade após a imprensa divulgar fotos de Júlio sendo colocado com vida na viatura e chegar, 37 minutos depois, morto a tiros no hospital. Após exibição, haverá um bate-papo com a diretora.

 

27/11. Terça, 19h30.  

Seleção de Curtas. (14 anos). Travessia. (Dir.: Safira Moreira, 2017, 5’). Utilizando uma linguagem poética, parte da busca pela memória fotográfica das famílias negras e assume uma postura crítica e afirmativa diante da quase ausência e da estigmatização da representação do negro. Mucamas. (Dir.: Nós, Madalenas, 2015, 16’). O documentário conta a história da vida de mulheres que são ou já foram empregadas domésticas, expondo suas lutas e desigualdades. Narrada pelas trabalhadoras, a direção do filme é das próprias filhas, e por isso propõe também uma importante reflexão sobre representatividade e a construção de narrativas populares. Aquém das Nuvens.  (Dir.: Renata Martins, 2011, 17’). Nenê é casado com Geralda, há 30 anos. Em uma tarde de domingo, como de costume, ele vai à roda de samba.

 

Serviço:

Local: Sesc Belenzinho – Rua Padre Adelino, 1000.

Ingressos: Grátis.

Informações: www.sescsp.org.br/belenzinho

Sem comentários

Insira um Comentário

#SIGA-NOS Instagram