(Cinema e Música) #MISemCasa: bate-papo com Zeca Baleiro e cinema nacional são destaques da semana

(Cinema e Música) #MISemCasa: bate-papo com Zeca Baleiro e cinema nacional são destaques da semana

Em abril, mais novidades chegam à programação do #MISemCasa, campanha virtual especial do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Um dos destaques é a mostra inéditaCinema de Acervo, que resgata filmes nacionais diretamente do Acervo MIS para exibição online, a partir de domingo, dia 12. Outro conteúdo exclusivo é o vídeo com o bate-papo do fotógrafo Bob Gruen, realizado no MIS no primeiro fim de semana da exposiçãoJohn Lennon em Nova York por Bob Gruen. E quem gosta de música não pode perder, na quarta-feira, o bate-papo completo com o cantor Zeca Baleiro, que participou do projeto Notas Contemporâneas em novembro de 2019. A programação ainda contempla, entre outros, o Ciclo de Cinema e Psicanálise – Vice e o Björk Talks | Björk e a tecnologia, realizado em 2019, como programação paralela da exposição Björk Digital.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso por até 30 dias a partir de 17 de março.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Mostra Cinema de Acervo

A mostra inédita traz, todo domingo, diretamente do Acervo MIS, uma seleção de filmes brasileiros, tanto curtas quanto média-metragens, produzidos entre os anos de 1980 e 1990. Em abril, o Cinema de Acervo recupera obras provenientes do Prêmio Estímulo, ferramenta criada em 1968 pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de fomentar o surgimento de novos realizadores de cinema. Os filmes dessa programação são versões digitalizadas de obras produzidas nos formatos 35mm e também 16mm. Na estreia da mostra, dia 12, às 17h, o público irá conferir o recorte Mulheres em cena, com três filmes na sequência – que abordam as angústias e questionamentos de mulheres em diferentes idades e situações: Meninas de um outro tempo (Dir. Maria Inês Villares, Brasil, 1986, 27min, 16 anos, documentário); A origem dos bebês segundo Kiki Cavalcante (Dir. Anna Muylaert, Brasil, 1995, 15min, 10 anos ficção, colorido); e Mulheres da boca (Dir. Cida Aidar, Brasil, 1981, 21min, 16 anos, documentário).

Confira a programação

07.04 | Terça-feira | 11h | Ciclo de Cinema e Psicanálise – Vice

O Ciclo de Cinema e Psicanálise, programação que acontece mensalmente no MIS em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e apoio da Folha de S.Paulo, exibiu, em maio do ano passado, o filme Vice, de Adam Mackay – indicado ao Oscar de melhor filme em 2019. Neste vídeo, exibimos o debate, mediado por Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP, com o psicanalista convidado Júlio Hirschhorn Gheller e a jornalista Luciana Coelho.

08.04 | Quarta-feira | 11h | Notas Contemporâneas – Zeca Baleiro

O Notas Contemporâneas, projeto mensal do MIS, registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música popular brasileira. O programa se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento realizado em estúdio, que passa a integrar o acervo do MIS; a segunda é ao vivo, no palco do auditório do museu. O #MISemCasa traz, nesta semana, a edição comZeca Baleiro, realizada em novembro de 2019, com mediação do diretor cultural do museu, Cleber Papa.

09.04 | Quinta-feira | 11h | Bate-papo sobre a exposição Nhandepa (2019)

A roda de conversa, composta pelo diretor Danilo Arenas, as artistas Vanessa Rosa e Verônica Natividade, a vice-presidente do Instituto Nhandepa Cristine Takua e a presidente Same Putumi, discutiu sobre o documentário “Huni Kuin: Os Últimos Guardiões” (dir. Danilo Arenas, 2016, 7 min) e sobre a exposição “Nhandepa”, que esteve em cartaz no MIS em 2019.

10.04 | Sexta-feira | 11h | Bate Papo com Bob Gruen

No dia 14 de março deste ano, o MIS realizou um bate-papo com um dos maiores fotógrafos do rock’n’roll: Bob Gruen, cujo trabalho é tema da exposição “John Lennon em Nova York por Bob Gruen” (que entrou em cartaz em março deste ano e está suspensa temporariamente por conta da campanha de combate ao Covid 19 do Governo estadual). O apresentador, VJ e músico Luiz Thunderbird mediou a conversa.

11.04 | Sábado | Pontos MIS – Bate-papo de Cinema | O Gabinete do Dr Calligari

A terceira edição do “Pontos MIS – bate-papo de cinema” homenageia o Expressionismo Alemão, com 100 anos do clássico O Gabinete do Dr Caligari, de 1920. Após a exibição online do filme, acontece bate-papo com o público sobre o longa – com participação do jornalista, pesquisador e crítico de cinema Carlos Primati.

12.04 | Domingo | 11h| Musicais no cinema – Hugo Prata fala sobre Elis

Nesse episódio da websérie inspirada pela exposição “Musicais no cinema” (2019), o diretor Hugo Prata comenta sobre a íntima relação entre música e imagem, destacando a produção da cinebiografia “Elis” (dir. Hugo Prata, 2016) e os videoclipes que dirigiu para artistas como Ivete Sangalo, Lenine, Pato Fu, Negra Li, entre outros.

Sem comentários

Insira um Comentário