Os documentários “Peões” e “Edifício Master” são exibidos no Itaú Cultural no dia 29 de outubro. Os filmes são do cineasta Eduardo Coutinho, homenageado na 47ª mostra da série ocupação, que fica em cartaz no instituto até o dia 24 de novembro. Ambos os filmes serão exibidos em película de 35 mm, e podem ser conferidos gratuitamente.

Em “Peões”, Coutinho se debruçou sobre a história de trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista que participaram do movimento grevista de 1979 e 1980, mas permaneceram em relativo anonimato. Para a câmera, eles contam histórias pessoais e recordam sua participação nas lutas do período, dando corpo e identidade a este longa-metragem lançado em 2004.

Na sessão seguinte, “Edifício Master”, de 2002, mostra o cotidiano dos moradores do edifício homônimo, situado em Copacabana, no Rio de Janeiro, a uma esquina da praia. O prédio tem 23 apartamentos em cada um dos 12 andares, totalizando 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Delas, 37 delas contam suas próprias histórias: há os contentes, os iludidos, os desiludidos, os esperançosos, os sinceros, os desamparados, os felizes, os vencedores, os austeros, os doces, os tristes, os desempregados, os honrados, os esquecidos, os talentosos, os estrangeiros, os ressentidos, os enamorados, entre tantos outros captados pelas lentes de Coutinho durante os sete dias em que sua equipe esteve imersa no local.

Serviço

Local: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – Bela Vista – São Pauo.

Data: 29/10. Terça-feira.

17h  –  Peões. Classificação: livre.

19h  – Edifício Master.  Classificação: 12 anos.

Ingressos: Grátis.

Informações: (11) 2168-1777 .

Compartilhe!